- Por Karina Hollo

Sabonete hidratante

Tire todas as suas dúvidas sobre o uso destes sabonetes. Entenda quando utilizar e conquiste uma pele mais hidratada.

Qual a função do sabonete?

“A principal função do sabonete é limpar, eliminar gordura, suor e sujeira, mas atualmente há fórmulas mais hidratantes e outras que contêm antissépticos, protegendo da pele também“, diz Patrícia.

Por onde ele deve passar?

Você só precisa usar sabonete no corpo todo uma vez ao dia. “Porém, quando o tempo está seco, vale evitar as áreas extensas do corpo. Passe apenas nas partes íntimas e nas dobras, como axilas”, fala Patrícia. Se precisa fazer espuma? “Ela não é o principal fator para remoção das impurezas. Alguns sabonetes, inclusive, nem fazem espuma… Mas que dá sensação mais agradável, isso sim!” Nas outras áreas, se quiser, passe apenas sabonete hidratante, menos agressivo.

Sabonete hidratante hidrata?

Alguns deixam uma película de proteção na pele, mas a maioria só resseca menos. Por isso, são indicados para quem tem pele seca ou para quando o clima está com umidade muito baixa.

Vale usar sabonete esfoliante? Dá no mesmo que limpar e depois esfoliar?

“Se for esfoliar, recomendo no máximo duas por semana. Existem sabonetes com esferas esfoliantes ou você pode esfoliar com bucha (usando sabonete para fazer espuma e ajudar o acessório a deslizar melhor. Nesse caso, melhor usar um sabonete hidratante, para agredir menos a pele). Dependendo da fricção (ela deve ser suave, em forma de massagem) e dessas microesferas, haverá maior ou menor esfoliação”, ensina a dermato.

Pode usar a espuma do sabonete para ajudar na depilação com lâmina, no chuveiro, ou pode irritar a pele?

“Sim. Sem problema. Mas, nesse caso, mais uma vez, use um que seja mais hidratante, para proteger melhor a pele“, indica Patricia.

“Existem ingredientes nos sabonetes capazes de controlar a oleosidade. Enxofre, ácido salicílico e triclosan são os principais”, diz a médica. No corpo, eles podem ser usados no colo e nas costas, que às vezes têm características tão oleosas quanto o rosto.