- Por Karina Hollo

Lenços demaquilantes – como e quando usar

Eles salvam a sua pele quando você chega exausta em casa e com preguiça de lavar o rosto e tirar a make. Mas será que podem ser usados sempre? Tire suas dívidas aqui!

 

Funcionam como um instrumento de limpeza com aplicação única, especificamente formulados para remover a maquiagem e as impurezas da pele. É importante escolher a versão para o seu tipo de pele: seca, normal ou oleosa.

 

São mais adequados para um primeiro passo. Quando lavamos a pele com água e sabão, nenhum resquício de maquiagem fica aderida à pele, evitando complicações, como poros obstruídos.

 

Os lenços são mais para uma emergência do que para rotina de limpeza. O ideal sempre é lavar o rosto adequadamente. Antes de passar o tônico é sempre bom jogar uma água no rosto.

 

Nem todas as versões funcionam como hidratantes, algumas são adstringentes. Cuidado! Você deve estar atenta à fórmula do produto. Geralmente, os que são recomendados para pele seca possuem função hidratante, com vitamina A e acetado de aloe vera.

 

Há lenços com ação refrescante (indicados para peles oleosas) e com ação hidratante (ideal para peles secas). Há os lenços que contêm ácido salicílico, bons para as peles acneicas. Há os lenços tonificantes, os que desodorizam e hidratam as camadas superficiais da pele sem alterar o PH.

 

Eles são práticos, limpam, revitalizam, uns hidratam, outros refrescam a pele. E podem ser carregados facilmente na bolsa. Porém, como não contêm óleo, não são capazes de tirar maquiagem à prova d’água e podem “arrastar” os resíduos de poluição e de oleosidade da pele para dentro dos poros.

Todos os tipos de pele podem usar. Mas se a sua é sensível ou intolerante, maneire na frequência e deixe apenas para emergências. A utilização contínua pode deixar seu rosto mais irritado e vermelho.

Aplicar em movimentos circulares nas áreas desejadas da face, de forma suave para não “lixar” a pele. Eles podem ser usados inclusive na área dos olhos, mas mantenha-os bem fechados durante a aplicação, principalmente se estiver passando lenços adstringentes.

 

Se for o tipo adequado para sua pele, podem ser usados em algum momento da sua rotina quando for necessário (para tirar a make no trabalho, por exemplo, e refazê-la). Mas não se esqueça de lavar o rosto com água morna e sabonete pelo menos uma vez ao dia.

 

Não é correto usar só o lenço demaquilante e deixar para lavar no dia seguinte. Mas é uma opção melhor do que manter a maquiagem na pele. A reação do seu rosto não vai ser imediata e aparente, mas os poros ficam obstruídos, retêm sujeira, causando o aparecimento de cravos…