Guia do hidratante labial
Dê adeus aos lábios ressecados! Neste guia, você aprende a escolher a melhor opção e como usar o seu hidratante labial
04/08/2023
Os seus lábios também precisam de cuidados, já que uma das queixas mais frequentes nos consultórios, principalmente nas épocas mais frias do ano, são os lábios ressecados. Nestes casos, o hidratante labial é um grande aliado para mantê-los saudáveis, e a seguir você confere um guia de como escolher e usar o produto. Vem ver:
Veja Mais
Guia do hidratante labial
O que causa lábios ressecados?
Os lábios são formados por uma fina camada de pele, que é naturalmente delicada e sensível. Eles não possuem as glândulas sebáceas que produzem o sebo, que forma a camada protetora natural da pele, deixando a região mais vulnerável às condições externas como frio, vento, sol e ambiente seco, levando ao ressecamento labial.
Além dos agentes externos, a dermatologista Marcela Gomes explica que alguns maus hábitos causam o ressecamento, como não ingerir a quantidade suficiente de água, lamber e morder os lábios e até o uso de batons com texturas muito secas.
“É muito importante hidratar os lábios pois, fora o incômodo do ressecamento, pode ocorrer uma descamação e causar feridas”, diz a expert.
Escolhendo o hidratante labial
Geralmente, os hidratantes labiais são feitos com óleos e manteigas vegetais que nutrem e hidratam os lábios e ajudam a reforçar abarreira protetora, evitando a perda de umidade. Ao escolher o seu, é importante ficar de olho no rótulo, e Dra. Marcela revela por quais ativos você deve buscar.
“Os ativos essenciais são os hidratantes, como a vitamina E, óleos, como o de girassol, semente de uva e manteigas, como a de karité, além do filtro solar. Também é possível encontrar ativos antissinais, como o ácido hialurônico“, afirma a dermatologista.
O batom e o gloss não costumam ser indicados como substitutos do hidratante labial, mas se possuírem esses ativos hidratantes e regeneradores em suas composições, podem potencializar o tratamento labial.
Como usar hidratante labial
No dia a dia, o hidratante labial pode ser usado antes do batom e reaplicado quando houver necessidade. Aproveite o período da noite para aplicar uma camada mais espessa e deixá-lo agir enquanto dorme.
“É importante não ficar passando a língua nos lábios, pois apesar da impressão de melhora, a saliva acaba ressecando e, às vezes, até causando uma irritação nos lábios e ao redor deles”, comenta a Dra. Marcela.