Guia do Corretivo

Corretivo camufla olheiras, marcas escuras, espinhas e demais imperfeições de forma única e é indispensável para uma make com acabamento uniforme.

O corretivo é um cosmético que proporciona maior cobertura à pele exatamente com o objetivo que dá o seu nome: corrigir e clarear as diferenças de tons mais escuros que existem em pontos específicos do rosto, como abaixo dos olhos com as olheiras, nas marcas pontuais de espinhas, cicatrizes, vasinhos azulados, rosáceas, sardas, melasmas, entre outras.

Além dos corretivos com os tons aproximados à pele, existem os corretivos com cores específicas para neutralizar cada tipo de mancha. Confira como utilizar corretivo colorido na maquiagem e tire o máximo de proveito deles!

Descubra como sumir com as imperfeições na coloração da pele e exiba uma make com a aparência perfeita e acabamento profissional.

Corretivo: antes ou depois da base?

Ao contrário do que se pensa, a forma correta de aplicar o corretivo é depois da base para garantir um efeito mais natural e durável à cobertura da pele.

Além disso, usar o corretivo após a base garante o uso em menor quantidade do cosmético: como a base entra primeiro com sua textura leve para camuflar as imperfeições de forma mais suave, você precisará usar menos corretivo para completar o disfarce da pele.

 

Corretivo em bastão ou líquido: qual usar?

Peles maduras e com sinais visíveis de idade se dão melhor com os corretivos líquidos, pois eles espalham melhor nem acumulam nas linhas. Por serem mais fluídos, são uma boa escolha para peles oleosas, desde que sejam elaborados sem óleo.

Já aquelas com tendência ao ressecamento podem investir nas versões em bastão, que têm a consistência mais densa por conter mais óleos e que preservam a aparência hidrata da pele. Além disso, marcas mais difíceis de serem camufladas pedem a cobertura mais consistente do bastão.

Como aplicar corretivo nas olheiras

1 – Aplique o corretivo colorido apenas sobre a área da olheira com o auxílio de um pincel com cerdas chatas e arredondadas nas pontas. Em seguida, use o dedo anelar para dar batidinhas e distribuir o produto.

2 – Em seguida, distribua a base do tom da sua pele de maneira uniforme pelo rosto com o auxílio de um pincel próprio ou esponja, com exceção da área com corretivo: nela, continue com o dedo anelar.

3 – Com o pincel de cerdas achatadas e ponta arredondada, faça o contorno de um triângulo com o corretivo 1 tom abaixo da cor da sua pele com a base voltada para o olho e a ponta direcionada para baixo em direção à aba do nariz.

4 – Em seguida, distribua o corretivo com a ponta do dedo anelar com leves batidinhas em direção ao centro do triângulo para que ele seja preenchido. Não esfregue a pele nesse momento para não retirar as demais camadas dela.

5 – Espalhe o restante do corretivo em direção ao canto externo e à pálpebra apenas com o resíduo que tenha ficado no dedo. Isso garante mais naturalidade ao acabamento final e evita o acúmulo de maquiagem no côncavo.

Como aplicar corretivo em espinhas e manchas focadas

1 – Neutralize a marca a ser disfarçada com o corretivo colorido específico. Para isso, aplique-o apenas sobre a área com o auxílio de um pincel pequeno de cerdas achatadas e com a ponta arredondada. Use o dedo anelar para dar batidinhas sobre a pele e espalhar uniformemente.

2 – Em seguida, aplique a base correspondente ao seu tom de pele com o auxílio de um pincel próprio ou esponja sem arrastá-los sobre a pele para não remover o corretivo.

3 – Caso a imperfeição ainda esteja aparente, complete com o corretivo correspondente a 1 tom abaixo da cor da sua pele. Use o pincel de cerdas arredondadas pequeno para depositar e o dedo anelar para distribuir.

Depois de conquistar uma pele perfeita e com acabamento profissional, complete com uma leve camada de pó. Para saber mais sobre esse outro curinga da maquiagem, confira o Guia de Pó Compacto que preparamos para você!

- Por Monique Abrantes