Guia de Tratamento Antiacne

Siga 5 passos fáceis e rápidos para reduzir as inflamações da pele com acne e deixá-la mais uniforme, com a oleosidade controlada e com menos brilho.

A acne é um desequilíbrio da pele causada pela presença de uma bactéria chamada Propionibacterium acnes nos folículos pilosos obstruídos por sebo e células mortas. Essa colonização causa inflamações e se caracteriza pelo aparecimento de espinhas e cravos brancos e pretos e é mais comum no rosto, mas pode se manifestar nas costas, pernas, e outros locais em diferentes graus.

Não existe uma razão única para a acne, mas a superprodução de sebo e acúmulo de células mortas estão muito relacionados com desregulações hormonais, como é comum na adolescência, alimentação desequilibrada e descuidos com a higiene da pele, o que com que a barreira natural da pele deixe de ser um protetor para se tornar um agente irritante.

O principal passo para cuidar da pele é uma rotina de limpeza sem excessos, a começar por um sabonete para acne apropriado. Descubra, a seguir, dicas importantes para diminuir a inflamação causada pela acne e conquistar uma pele mais saudável a cada dia.

Quais cosméticos usar para acne

Existem produtos ideais para tratar a acne facial, seja ela casual, hormonal, visível ou subcutânea. É importante observar sempre as indicações presentes na embalagem, pois alguns são de uso noturno e podem causar manchas se expostos ao sol.

Uso contínuo: esse tipo de tratamento é ideal não só para o cuidado das acnes aparentes, mas também na prevenção, e geralmente é de uso diário. Alguns têm funções cosméticas como matificar a pele, adicionar cor ou reduzir as imperfeições. Porém, sua essência é conter ativos que, através do uso prolongado, corrijam os desequilíbrios da pele e, consequentemente, reduzam a acne.

Uso pontual: são, em geral, géis secativos que visam eliminar espinhas e inflamações. Seus agentes são mais concentrados e tem ação anti-inflamatória imediata. Muitos vêm em bisnagas com aplicadores de bico fino, para facilitar a aplicação precisa nas espinhas.

Quais ativos combatem a acne

Existem diversos agentes anti-inflamatórios e bactericidas ideais para combater a acne.

Naturais: fórmulas que contenham óleo de Melaleuca e a Hamamélis, por exemplo, que são extratos vegetais com propriedades adstringentes, cicatrizante, bactericidas, fungicidas ou anti-inflamatórias, são ideais para o tratamento da pele oleosa e com tendência à acne.

Químicos: são substâncias isoladas ou derivadas de agentes naturais. As mais comuns para o tratamento da acne são os ácidos, como o azelaico ou o salicílico. Além da ação microbiana e anti-inflamatória, eles costumam ser queratolíticos, ou seja, afinam a camada superficial da pele atuando como esfoliante e, assim, controlam o sebo e ajudam contra imperfeições e lesões.

Rotina de cuidados com a pele acneica

Para a pele acneica, o tratamento específico deve ser sempre combinado com a limpeza e esfoliação da pele. Por isso é importante seguir uma rotina de limpeza com produtos específicos para pele oleosa ou com tendência à acne. Use sempre produtos não-comedogênicos, especialmente na hora da maquiagem: eles não fecham os poros e permitem que a pele respire e evite acúmulo de resíduos.

Limpeza: Umedeça o rosto e aplique o produto na palma das mãos para fazer espuma. Em seguida, massageie a pele com movimentos circulares delicados. Enxágue em seguida.

Esfoliação: ela deve ser feita, pelo menos, 1 vez por semana e, no máximo, 3 com esfoliantes à base grânulos para remover as células mortas e outras impurezas dos poros.. Com a pele molhada, faça movimento circulares sem aplicar força sobre a pele para não machucá-la. Evite a área dos olhos. Enxágue completamente em seguida.

Tonificação: para preparar o rosto para receber e absorver melhor os produtos, é importante tonificar. Escolha um para seu tipo de pele após a etapa de lavagem e aplique suavemente sobre o rosto seco com ajuda de um disco de algodão umedecido.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: evite texturas cremosas e excessivamente hidratantes. Gel e sérum são opções mais leves para as peles com acne.

Tratamento: Aplique o tratamento diário para acne por todo o rosto ou, caso sejam espinhas pontuais, o secativo onde necessário. Mantenha a constância do tratamento para alcançar os resultados desejados.

Hidratação: ao contrário do que se pensa, pele com acne também precisa de hidratação. A falta dela faz as glândulas produzirem ainda mais oleosidade. Opte por produtos sem óleo, com texturas em gel e aplique por todo o rosto.

Ter uma pele saudável e com a aparência uniforme e bem cuidada depende de passos indispensáveis na rotina de beleza. Aprenda ainda mais a cuidar da pele de forma completa no Guia de Limpeza e o Guia de Esfoliante.

- Por Carolina Gaudencio