Guia de rituais de tratamento Kérastase

Aprenda como customizar tratamentos de luxo para ter o resultado potencializado em seu tipo de cabelo!

Banhar, tratar e texturizar os fios podem ir muito além de apenas uma necessidade para manter o cabelo em dia. Esses três passos, combinados, têm o potencial de se tornar uma verdadeira experiência prazerosa com os produtos luxuosos de Kérastase: de alta performance, com texturas sofisticadas e fragrâncias envolventes. Assim, se transformam em um ritual que melhora a autoestima e fazem toda mulher se sentir muito mais poderosa.

Como sabemos que cuidados personalizados são muito melhores porque respeitam a sua necessidade individual, vamos ensinar como customizar seu ritual de beleza para ter um cabelo extraordinário.

Passo a passo

A primeira dica é para quem tem os fios mais grossos, espessos, ou está sofrendo com danos ou ressecamento intensos. Antes mesmo de banhar o cabelo, aposte em um óleo nutritivo, hidratante ou reparador para usar como pré-shampoo.

Basta você aplicar algumas gotinhas nas palmas das mãos, esfregá-las para ativar o produto, e espalhar pelo cabelo no comprimento e pontas (nunca na raiz).  Aqui, de 2 a 3 pumps de produto seria uma média, mas não tenha medo de exagerar um pouco na quantidade, já que você vai lavar os fios em seguida.

Deixe agir por, no mínimo, 15 minutos, para então seguir para o chuveiro ou lavatório. Ao usar um pré-shampoo, seu cabelo já começa a ser restaurado antes da lavagem e fica protegido da ação adstringente que o shampoo pode ter. Se seu cabelo é fino ou não precisa de um tratamento tão intenso, pode começar com a próxima etapa.

Agora, sim, é hora de banhar os fios com um shampoo específico para seu tipo. A quantidade indicada é o equivalente a uma colher de chá, caso seu cabelo seja curto; duas colheres de chá, se forem médios; ou uma colher de sopa, para os compridos. Distribua o shampoo nas mãos para, então, aplicar na raiz dos fios e massagear gentilmente com as pontas dos dedos. Depois, leve o shampoo já emulsionado pelo resto do cabelo. Em seguida, é só enxaguar bem.

DICA PROFISSIONAL da BELEZA: Evite esfregar os fios uns contra os outros, já que isso abre ou até danifica as cutículas capilares, embaraça e pode causar frizz. Basta massagear mecha a mecha, como se estivesse enluvando o cabelo no sentido raiz – pontas.

O próximo passo do seu ritual é tratar. Para potencializar o tratamento, caso seu cabelo tenha danos profundos ou esteja sem vida, adicione cerca de 2 pumps do óleo (pode ser o mesmo que usou como pré-shampoo) na máscara. Essa mistura vai aumentar a concentração de ingredientes restauradores presentes no produto.

Ela deve ser aplicada apenas pelo comprimento e pontas do cabelo. Massageie mecha a mecha, enluvando os fios novamente. Esse movimento ajuda os ativos a penetrarem na fibra capilar, além de manter as cutículas fechadas e protegidas.

Normalmente, a quantidade de máscara a ser usada é o equivalente ao tamanho de 1 avelã para cabelos curtos; 2 avelãs para os médios; e 1 noz para os fios longos.

DICA PROFISSIONAL da BELEZA: Antes de tratar, é importante retirar o excesso de água dos fios com uma toalha. Caso contrário, você corre o risco de diluir todo o tratamento que foi potencializado.

Por último, finalize o ritual Kérastase com um leave-in para texturizar os fios. Aplique a quantidade equivalente ao tamanho de 1 a 3 pérolas de produto sobre as mãos e espalhe pelo comprimento e pontas dos fios úmidos. Não enxágue. Você pode deixar secar naturalmente, ou usar o secador.

Esse tratamento de luxo pode ser feito de uma a duas vezes por semana, dependendo da necessidade do seu cabelo. Nos demais dias, substitua o uso da máscara pelo condicionador Kérastase para seu tipo de fio.

- Por Gui Takahashi