Franja estilo twee – ou mais um revival dos penteados de 2010
A franja estilo twee volta direto dos anos 2010, com inspirações de Zooey Deschanel e Alexa Chung. Contamos mais sobre o cabelo tendência:
07/09/2022
O TikTok – claro – deu as primeiras pistas que o estilo twee, da moda dos anos 2010, está voltando a fazer aparições na moda, com suas golas gigantescas e sapatos de boneca. Como moda e beleza são irmãs, as musas máximas dos reblogs do Tumblr, Zooey Deschanel e Alexa Chung, e suas franjas compridas e retrô, voltam para a cena e, talvez, para os cabelos também. Acompanhe o que descobrimos:
Veja Mais
De onde vem o estilo twee?
As origens desse revival que, nos anos mais recentes, marcou a década de 2010, fazem parte de um leque enorme de influências. Do TikTok – com a hashtag #tweeaesthetic, que já ultrapassa 2.2M de buscas – à procura pelo consumo em brechós, das passarelas à uma nostalgia millennial pelos anos 2010: tudo faz parte deste resgate.
Mas uma ligação inegável do estilo twee é à música. Segundo o Pitchfork, as raízes como conhecemos hoje, datam do final dos anos 70 e 80. Na época, a estética punk inglesa – com moicanos gigantescos e descoloridos, e sombras igualmente pesadas e gritantes – tinha mudado completamente a referência do que se pensava como cool. Se antes ditar o estilo só cabia às celebridades da televisão, o punk conseguiu um feito importante: quem agora ditava o que era estiloso, estava nas ruas e – especialmente importante aqui – estava também dentro dos dos quartos de adolescentes em época escolar.
O resgate da estética twee na beleza
Qual a importância disso? Toda! Já que muito do visual escolar e infantil foi aproveitado para o estilo twee. Na beleza, é especialmente notável nos cabelos, com suas franjas, cortes tigela e tiaras largas – arrumados ou cortados pelas próprias mães dos adolescentes e parte fundamental do estilo.
Se formos um pouco mais atrás, são ainda mais claras as influências estéticas de figuras jovens dos anos 1960,