Franja estilo twee – ou mais um revival dos penteados de 2010
A franja estilo twee volta direto dos anos 2010, com inspirações de Zooey Deschanel e Alexa Chung. Contamos mais sobre o cabelo tendência:
07/09/2022
O TikTok – claro – deu as primeiras pistas que o estilo twee, da moda dos anos 2010, está voltando a fazer aparições na moda, com suas golas gigantescas e sapatos de boneca. Como moda e beleza são irmãs, as musas máximas dos reblogs do Tumblr, Zooey Deschanel e Alexa Chung, e suas franjas compridas e retrô, voltam para a cena e, talvez, para os cabelos também. Acompanhe o que descobrimos:
Veja Mais
De onde vem o estilo twee?
As origens desse revival que, nos anos mais recentes, marcou a década de 2010, fazem parte de um leque enorme de influências. Do TikTok – com a hashtag #tweeaesthetic, que já ultrapassa 2.2M de buscas – à procura pelo consumo em brechós, das passarelas à uma nostalgia millennial pelos anos 2010: tudo faz parte deste resgate.
Mas uma ligação inegável do estilo twee é à música. Segundo o Pitchfork, as raízes como conhecemos hoje, datam do final dos anos 70 e 80. Na época, a estética punk inglesa – com moicanos gigantescos e descoloridos, e sombras igualmente pesadas e gritantes – tinha mudado completamente a referência do que se pensava como cool. Se antes ditar o estilo só cabia às celebridades da televisão, o punk conseguiu um feito importante: quem agora ditava o que era estiloso, estava nas ruas e – especialmente importante aqui – estava também dentro dos dos quartos de adolescentes em época escolar.
O resgate da estética twee na beleza
Qual a importância disso? Toda! Já que muito do visual escolar e infantil foi aproveitado para o estilo twee. Na beleza, é especialmente notável nos cabelos, com suas franjas, cortes tigela e tiaras largas – arrumados ou cortados pelas próprias mães dos adolescentes e parte fundamental do estilo.
Se formos um pouco mais atrás, são ainda mais claras as influências estéticas de figuras jovens dos anos 1960, como Brigitte Bardot e até os Beatles – tanto no twee de 1980, quanto no de 2010. “Brigitte Bardot, por exemplo, lançou muito bem uma franja mais longa na época, neste estilo pin-up”, comenta o hairstylist Tiago Parente, colaborador desta matéria.
Por isso, algumas tendências como a volta do vintage, o dopamine dressing e as franjas – apontadas no relatório do Pinterest para 2022 – quando olhadas juntas, fazem todo sentido no revival dos cabelos românticos, especialmente entre gen Z e millennials. Uma mistura de nostalgia, com a diminuição do tempo entre o surgimento de tendências, talvez expliquem o porquê da vontade inexplicável de, de repente, cortar uma franja – bateu aí?
Zooey Deschanel e Alex Turner: as franjas mais famosas de 2010
Se você viveu a internet de 2010, certamente se lembrou de alguns cortes que marcaram os feeds do Tumblr, como o de Alexa Chung, Zooey Deschanel e Alex Turner – e que encarnam perfeitamente o twee.
Apesar dos status de icones, muitas das referências deste tipo de corte ainda deixam de fora texturas de fios que fogem do liso. Mas, se na década passada as inspirações não abrangiam enorme parte das curvaturas de cabelo, a versão de 2022 é mais otimista e, claro, inclusiva. Que bom!
Alexa Chung
Referência para quem não desapega do combo curtinho ou médio e franja, o corte de Alexa é um clássico do Tumblr e leva um ar bagunçadinho. Tiago conta que o cabelo estilo twee funciona em diferentes tamanhos: “pode ser feito em qualquer comprimento, usando uma finalização com pouco babyliss”.
A atualização de 2022:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Zooey Deschanel
Inspiração máxima das românticas, a franja de Zooey Deschanel segue à risca o estilo twee, especialmente nos comprimentos longos. “Por ser uma franja inspirada nos anos 50 e 60, não deve ter muitos desfiados. Deve ser um pouquinho mais pesada, caindo nas sobrancelhas e podendo ou não arredondar os cantos”.
A atualização de 2022:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Alex Turner
Claramente inspirado pela franja tigela dos Beatles nos anos 60, Alex Turner – como Alexa – dá um twist mais rebelde, com picotes na parte da frente. Tiago ensina como modelar: “pomadas em pó ou shampoo a seco, são ideais para isso. Dust it, da L’Oréal, e Fresh Affair, de Kérastase, são os meus favoritos, para este efeito”.
A atualização de 2022:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram