- Por Fran Vergari

Dicas da Érika Alk para entrar em forma até o verão

Nossa blogueira fitness dá 9 dicas para quem quer mudar de corpo... Dá tempo! E nem precisa esperar a segunda-feira.

Dá tempo, sim. Mas não adianta entrar em desespero agora e fazer a louca! Quem já está se preparando desde o inverno, vale reforçar alguns pontos e rever outros. Para quem vai começar agora e ainda se sente perdida, estas dicas da blogger são essenciais. E nada de desistir: “Todo mundo pode. E se você persistir, garanto que consegue”, anima Érika. Então, força, garota! E foco no projeto #LindaNoVerão.

Quando você finalmente sai da cama e checa o Instagram, as blogueiras fitness já correram 5k, tomaram suco verde, comeram tapioca – e você nem escovou os dentes ainda. Pois saiba que dormir bem, levantar disposta e tomar um café da manhã completo faz toda diferença no seu dia e acelera o metabolismo, ajudando a queimar os quilinhos a mais. “Acordo com muita fome, nunca pulo essa refeição! Tanto que a nutri já montou um cardápio caprichado para mim logo cedo”, conta Érika.

É a dica da expert: “Acordo e planejo todo o meu dia, principalmente onde vou comer. Se vou passar muito tempo fora de casa, levo uma mochila térmica cheia de coisas. Não passo fome e também não saio da dieta”. É melhor evitar a tentação de matar a fome da tarde com alguma besteira na rua – e se arrepender depois.

Principalmente no calor, sentimos mais sede e é bom ter água sempre por perto. Muita gente tem fome durante o dia sem saber que, na verdade, está com sede. Érika não larga a dela: “Quem me conhece já sabe que não saio de casa sem minha garrafa! Falo isso com a maior certeza: água segura a fome. Tomo no mínimo 2 litros por dia”.

Não ter um objetivo atrapalha porque parece que você está andando sem rumo. Se engordou, comece tentando voltar ao peso antigo. Uma técnica que sempre funciona: pegue uma calça jeans que um dia serviu bem e tenha como meta voltar a usá-la. Mas Érika faz uma ressalva: “Cuidado para não ficar neurótica porque a ansiedade atrapalha muito!”.

Pelo menos! É um combo: alimentação e exercício. Um só funciona bem com o outro e você vai perceber os resultados mais rápido. Érika vai além: “Mais que os benefícios estéticos, o ganho na saúde e no humor são enormes”.

“Se eu quiser ficar como a Ana Hickmann, por exemplo, vou me frustrar. Então, faço o melhor do meu 1,60 metro de altura!”, brinca a blogger. Não adianta querer ter o corpo daquela atriz alta, loira e magérrima se esse não é o seu tipo físico. Estabelecer metas muito distantes pode deixar você frustrada, desanimada e até fazer você desistir.

Nem só de suco detox vive uma mulher feliz. O dia do lixo faz parte da dieta e é muito importante para o organismo dar uma pausa na rigidez da alimentação, além de servir como recompensa para quem fez tudo direitinho a semana toda – só não pode exagerar na comemoração! “Se for comer pizza, por exemplo, opte por massa fina com molho de tomate natural. A cobertura pode ter azeitona, manjericão, atum, milho, cebola e pimentão em rodelas… sempre com azeite de oliva!”, sugere a nutricionista funcional Francesca Holanda.

É parte importante de processo cuidar do seu psicológico também. Procure ajuda, tenha uma atitude positiva e vá atrás do seu objetivo. “Eu estou há 20 anos nessa luta, não construí meu corpo de uma hora para outra. Nada vem fácil, temos que persistir e isso leva tempo”, motiva a expert.

Poste fotos, compartilhe suas conquistas, aquele exercício tão difícil que você finalmente conseguiu fazer, troque receitas de tapioca, sucos e novidades. Ter o apoio dos amigos, mesmo que seja por comentários no Instagram vai ajudar (e muito) no seu processo de engostosamento.