Detox para unhas

Você sabia que as unhas são mais permeáveis às substâncias danosas do que a pele? Elas literalmente sofrem nas nossas mãos – e merecem um dia de descanso.


imagem 1

Remova tudo

Para iniciar o processo de purificação é necessário permanecer por pelo menos 24 horas, a cada 7 dias, sem nada nas unhas – esmaltes e bases estão proibidos. Após esse período, corte-as respeitando o seu formato original. A dica é mantê-las levemente arredondadas nas extremidades para evitar a quebra. Se precisar, use uma lixa macia para dar o acabamento.


imagem 2

Hora de limpar

Com as unhas completamente livres de esmaltes, mergulhe-as em sabonete líquido neutro diluído em água morna para acelerar o processo de higiene e limpeza. Se o sabonete tiver agentes antimicrobianos, como Triclosan ou óleo essencial de Melaleuca alternifolia, melhor ainda!


imagem 3

Livre-se das sujeiras

Pegue uma escova de cerdas macias e limpe-as desde a raiz, que fica por debaixo da lâmina, até o comprimento, em baixo e em cima. As cerdas arrastam as impurezas, evitando a contaminação com micro-organismos nocivos.


imagem 4

Hidratar é tudo

Unhas pedem hidratação específica. Um creme contendo óleos vegetais, como oliva ou manteiga de karité, associados a vitaminas é a melhor pedida. A dica herdada das nossas avós também cabe muito bem: massagear unhas e cutículas antes de deitar com uma gota de óleo de oliva mantém a pele íntegra e evita a descamação.