- Por Gui Takahashi

Como usar corretivo colorido

Desvende o poder do verde, amarelo, lilás e laranja na hora de fazer desaparecer espinhas, olheiras, manchas e vermelhidão.

Os corretivos coloridos já existem há algum tempo. Porém, a nova mania na internet (que tem dominado o Instagram, o Youtube e os blogs) é fazer o contorno usando esses produtos com cores.

Mas atenção: é necessário saber onde aplicar cada cor. Cada nuance tem uma função bem específica, ou seja, cada uma serve para neutralizar tons diferentes no rosto.

Olheiras acinzentadas: corretivo alaranjado

O make-up artist Kiko de Lima explica o truque para fugir do visual panda: “Olheiras acinzentadas pedem tons alaranjados para serem neutralizadas”. O segredo é que a nuance cinza é fria e assim, precisa de uma cor quente para ser disfarçada.

“Feita a correção de cor, uso uma base para uniformizar a pele abaixo dos olhos, aplicando com o dedo, em leves batidinhas”, continua o expert.

Olheiras arroxeadas e manchas marrons: corretivo amarelado

A pele ao redor dos olhos é mais fina. A consequência disso é que, às vezes, os vasinhos roxos acabam aparecendo, tornando a região mais azulada. Kiko fala que corretivos amarelos possuem o poder de neutralizar esse tom das olheiras.

Outra função do corretivo amarelo é disfarçar as manchas marrons da pele — aquelas que surgiram por conta do sol ou da gravidez. A forma de aplicar é com a ponta do dedo, dando leves batidinhas sobre a pele para depois aplicar a base da sua cor.

Vermelhidão: corretivo verde

Normalmente, a parte ao redor do nosso nariz é naturalmente mais avermelhada. E no jogo das cores, o verde é o responsável por sumir com os tons vermelhos.

Assim, vale ir de corretivo esverdeado principalmente na parte próxima às abas do nariz. Se suas bochechas são mais coradas e você quiser neutralizar, também vale a correção.

Pontos amarelados: corretivo lilás

Como áreas roxas são neutralizadas com o corretivo amarelo, o inverso é verdadeiro. Ou seja, manchas amareladas na pele podem ser disfarçadas com produtos lilás. No entanto, o beauty artist ressalva: “É preciso ter cuidado ao usar o corretivo roxo, principalmente em peles bronzeadas, porque pode ficar com aspecto acinzentado”.

Na internet é possível encontrar quem recomende o tom lilás para dar um glow à pele. Porém, Kiko avisa que é melhor usar um hidratante mais concentrado para conseguir esse efeito em vez do corretivo roxo, para evitar interferir na cor do rosto.

Corretivo ou primer?

Assim como os corretivos com cor, também existem os primers coloridos. O expert diz: “Deixo para fazer as correções pontuais com o corretivo”.

Já no caso dos primers, eles são melhores para neutralizar cores em áreas maiores, como manchas grandes de nascença, de sol ou de gestação.