Como reduzir o inchaço facial

Sabe aquele inchaço facial da manhã na região dos olhos que demora a passar? A dermatologista expert, Flávia Lira Diniz, revela como diminui-lo!

Se você acorda e fica com aquele inchaço facial da manhã por horas, saiba que, sim, é possível reduzi-lo. Esse inchaço facial, principalmente, na região dos olhos, pode ter várias causas, mas a principal, geralmente, é a posição que você dorme.

Para explicar melhor como o inchaço facial aparece e o que fazer para reduzi-lo assim que acordar, batemos um papo com a dermatologista e expert, Flávia Lira Diniz. Confira!

Principais causas

Além da posição de dormir, outros fatores podem influenciar no inchaço matinal. Flávia explica: “o uso de travesseiros baixos, noites mal dormidas, alimentação com alimentos ricos em sódio, que causam edemas faciais e corporais, medicações, etc., podem influenciar nesse inchaço”.

Como evitar?

A expert indica evitar os hábitos acima e também usar cremes específicos para o rosto, além de compressas frias. “Você pode fazer compressas à base de camomila, usar cremes drenantes e até mesmo fazer uma drenagem linfática facial pela manhã, que ajuda na prevenção desses edemas”, explica.

Usar os cremes drenantes fazendo movimentos circulares leves ao redor dos olhos também já ajuda muito. Mas o ideal é procurar profissionais qualificados para auxiliá-la.

Aliados contra o inchaço facial

Prefira incluir na sua rotina cremes calmantes que estimulem a circulação e acalmem a região. Flávia revela que por essa área ser delicada e fininha, não é recomendado ser agressivo. “Eu, particularmente, não gosto de aplicar gelo ou cremes gelados, pois tenho receio de ao invés de hidratar, ressecar a região”, revela.

Para esse caso, a expert prefere cremes ricos em antioxidantes, como a vitamina C, aloe vera, camomila, Tea Tree e escalenos.

“Os cremes ajudam, as massagens também, mas o ideal é procurar uma avaliação com um dermatologista para entender o porquê desse edema”, alerta Flávia.

Receitas caseiras

Sabe aquela receita de vó de colocar chá de camomila ou rodelas de pepinos nos olhos para reduzir o inchaço? Flávia revela que funciona!

“Eu mesma nas orientações de pós-operatórios de blefaroplastia e rinoplastia oriento o uso de compressas frias de chá de camomila. Você pode colocar o saquinho de chá na região sem nenhuma contra indicação”, conta.

Ou seja, se você acordou com os olhos inchados e tem um compromisso logo em seguida, Flávia indica fazer essa compressa, usar cremes com efeito lifting e uma make leve. Assim você estará com aspecto descasando e pronta para enfrentar o dia!

- Por Aline Marchiori