Como escolher a cor de cabelo ideal

Chega de dúvidas! Saiba como escolher a cor de cabelo ideal para você com as dicas da expert Vivi Siqueira

Compartilhar:

Você sabe como escolher a cor de cabelo ideal para você? A expert e hair stylist Vivi Siqueira diz que para descobrir os tons que nos favorecem é preciso levar três fatores em consideração: o tom e o subtom da nossa pele e o nosso contraste. Entenda cada um desses elementos a seguir:

Como escolher a cor de cabelo ideal

Analise o seu fototipo

O primeiro passo para descobrir o tom de cabelo ideal é analisar o seu fototipo, que nada mais é do que o tom da sua pele, que pode ser claro, médio ou escuro. 

“Um ponto importante é que nem sempre quem tem pele clara combina com cabelo claro, e nem sempre quem tem pele escura combina com cabelo escuro”, diz Vivi.

 

Identifique o seu subtom

O segundo aspecto é identificar o seu subtom de pele: quente, frio ou neutro. 

“Quem tem subtom de pele quente, combina com tons mais quentes para o cabelo, assim como quem tem o subtom de pele frio, combina com tons frios. O subtom de pele neutro tende a combinar com os dois, mas pode acontecer de ser neutro mais puxado para o quente ou para o frio”, explica a expert.

Uma dica para identificar o seu subtom de pele em casa é fazer um teste usando blushes rosado e no tom pêssego, e acessórios prateados e dourados. Se o blush rosado e os acessórios prateados iluminarem a sua pele, você certamente tem o subtom de pele frio. Mas, se o blush pêssego e os acessórios dourados te valorizarem mais, significa que o seu subtom de pele é quente.

 

Avalie o seu contraste

O terceiro elemento é avaliar a intensidade do seu contraste (alto, médio ou baixo), que é a diferença natural entre o tom da sua pele, da sobrancelha e do cabelo. De acordo com o contraste, podemos entender e escolher tons e técnicas de cabelo que harmonizam melhor com o nosso visual. 

“Se você tem um contraste alto, vai combinar com uma variedade maior de cores no cabelo, que contrastem com o tom da sua pele. Se o seu contraste for baixo, escolha uma menor variedade de tons, para que a cor do cabelo fique mais parecida com o tom da sua pele”, afirma a hair stylist. 

 

Cuidados com o cabelo colorido

Para ter uma resposta mais assertiva sobre o tom de cabelo ideal para você, é importante fazer uma análise de coloração pessoal com um profissional qualificado. 

Outro ponto importante é cuidar do cabelo em casa para ter uma coloração intensa e fios saudáveis. Para isso, mantenha uma rotina de cuidados com produtos específicos para cabelos coloridos, do shampoo ao finalizador, e não esqueça de seguir um cronograma capilar.

 

- Por Letícia Leite