Como descobrir o tom natural do cabelo
Mesmo que você faça coloração, é muito importante saber qual é o seu tom natural do cabelo, e o expert Lucas Possetti explica o porquê!
09/06/2022
É muito comum ouvir alguém dizer que “nem se lembra mais do tom natural do cabelo”, principalmente entre quem tinge os fios com frequência. No entanto, essa é uma informação muito importante tanto para os cuidados com os fios, quanto para o sucesso da coloração. Quem explica sobre o assunto é o expert e hair stylist Lucas Possetti. Confira:
Veja Mais
Por que saber qual é o tom natural do seu cabelo?
De acordo com o expert, saber a cor natural dos fios serve como um guia para escolher o tom dos tonalizantes ou das tintas durante uma mudança de visual, garantindo o resultado desejado.
“Ao fazer a cobertura de alguns fios grisalhos, por exemplo, se você errar na escolha da tonalidade pode escurecer o demais o cabelo”, explica.
A coloração é a soma do pigmento natural com o pigmento artificial, desse modo, o fundo natural do seu cabelo interfere no resultado da coloração. Para que não ocorra essa interferência, antes de partir para a coloração é preciso fazer a descoloração dos fios, que remove a pigmentação natural do cabelo.
Ver essa foto no Instagram
Altura de tom
A altura de tom é a variação da cor do cabelo, que vai de 1.0 a 10.0. Sabe aqueles números que representam as tonalidades nas caixinhas de tintas e tonalizantes? Possetti alerta que eles não representam a altura de tom especificamente, e sim, uma indicação do potencial de clareamento daquele produto.
“Uma tinta 10, por exemplo, tem maior quantidade de amônia em sua composição, por isso ela consegue atingir um nível maior de clareamento. No entanto, tudo depende do tom natural do seu cabelo”, diz o expert.
Ver essa foto no Instagram
Tabela de tons de cabelo
Para identificar qual é o tom natural do seu cabelo, o hair stylist recomenda treinar o olhar e a percepção cromática comparando os tons de cabelo das pessoas, seja pessoalmente ou através de imagens, com os tons da tabela de cores.
“Dentro das fibras capilares existem as três cores primárias, o azul, o vermelho e o amarelo, em diferentes quantidades, dependendo da cor natural. Quanto mais escuro, maior é a concentração desses pigmentos e mais quente é o tom, e quanto mais claro, menor é a concentração dos pigmentos e maior a quantidade de dourados”, comenta Possetti.
Como cuidar do cabelo natural
Segundo o expert, os tratamentos mais indicados para os fios naturais são as etapas de hidratação e nutrição do cronograma capilar, além dos cuidados com o couro cabeludo.
“Recomendo a lavagem dos fios uma vez por semana com o shampoo Sensi Balance, de L’Oréal Professionnel, que acalma o couro cabeludo, evitando dores e a sensibilidade na região, e o uso das linhas Pro Longer e Nutrifier, também de L’Oréal Professionnel”, afirma.