Como agem os cremes modeladores

Como agem os cremes modeladores? Nós mostramos como os cosméticos que prometem secar centímetros a mais realmente funcionam.

ersão turbo

Boas notícias: os cremes modeladores e redutores estão mais potentes. Conseguem penetrar com maior eficácia na pele e trazer melhores resultados do que antigamente. Para entender melhor como agem, a dermatologista Thais Pepe explica: “Eles melhoram a circulação local, chegam até a camada adiposa e quebram células de gordura”.

afeína nelas!

Existem muitos ativos que ajudam a secar as gordurinhas extras: cafeína, amarashape, centelha asiática, biocelucomplex, biotannicol. “Amarashape induz a quebra de gordura, enquanto a centelha asiática melhora a circulação sanguínea, bem como o biocelucomplex. Já o biotannicol seria um anti-inflamatório”, conta a dermato Denise Lage. Contudo, uma das grandes estrelas dos cosméticos redutores é a cafeína. “Ela consegue quebrar a gordura em ácidos graxos e glicerol. Além disso, também estimula a microcirculação da região”, diz Pepe. Outros ingredientes comuns nas fórmulas são o mentol e a cânfora, que além de gerarem uma sensação fresca, melhoram a circulação e ajudam a penetração dos demais ativos.

bsorção power

Uma ótima dica para turbinar a ação do creme modelador e conseguir melhores resultados é esfoliar a pele antes de aplicar o creme redutor. Thais conta: “A esfoliação diminui a camada mais superficial da pele, conhecida como camada córnea. Isso facilita a chegada dos ativos à região de ação”. A recomendação da dermato é usar o esfoliante uma vez por semana.

anobra slim

Existe um jeitinho especial de passar o creme redutor de medidas. “Primeiro, flexione a perna e coloque o pé sobre um apoio. Com as mãos abertas, realize movimentos de bombeamento (leve pressão) de baixo para cima, do joelho em direção à virilha por 2 minutos. Depois, faça massagem com as duas mãos como se estivesse amassando a pele: puxe-a como se fosse soltá-la do corpo – mais 2 minutos. Então, com os punhos fechados, execute movimentos de rolamento pelo mesmo período. Na região do bumbum, realize massagens circulares com as mãos fechadas por mais 2 minutos. E para finalizar repita o primeiro movimento de bombeamento”, ensina Denise. Na região do abdômen faça movimentos circulares e não esqueça de incluir na massagem a região dos flancos.

liminando o excesso

Uma vez que a gordura é quebrada pelos ativos do creme modelador, seus resíduos são direcionados para a circulação linfática, chegando em seguida à corrente sanguínea, que leva tudo para ser metabolizado pelo fígado. “A drenagem linfática não é essencial, porém, além de aumentar a quebra das moléculas de gordura, ela faz com que a absorção do produto aumente bastante. Assim, os resultados acabam sendo melhores. Além disso, algumas alterações hormonais nas mulheres geram edema e tornam a circulação local deficiente. As drenagens também ajudam a resolver isso”, fala Thais.

ombo necessário

Dra. Denise Lage afirma que a combinação dos cremes com dieta e atividades físicas é necessária. “Os cosméticos modeladores agem apenas na gorduras localizada e abaixo da pele, por isso o tratamento deve envolver outros aliados como dieta adequada, exercícios, nutracêuticos via oral e até aparelhos de criolipólise e ultrassom”, diz. Thais complementa: “Os resultados variam muito em relação a cada paciente. Uma pesquisa realizada em 2009 pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) constatou uma diminuição média de 16% da celulite em 60 dias com uso de um produto específico e outro demonstrou uma redução de medidas média de 2 centímetros no diâmetro das coxas das voluntárias. Vale lembrar que associando exercício e dieta balanceada os resultados podem ser mais atrativos”.