- Por Felipe Gomes

7 erros comuns ao cuidar dos cabelos e como evitá-los

Muitas de atitudes capilares conhecidas podem arruinar os seus fios, viu!? Fique esperta!

Sabe quando a gente implica com algo no cabelo pra resolver esse “probleminha” sem consultar um profissional, em casa mesmo? Aí vai um alerta, amiga: muitas dessas atitudes feitas sem o auxílio do seu querido cabeleireiro podem arruinar os seus fios. Por isso, é sempre bom uma certa prudência para evitar alguns errinhos considerados prejudiciais por profissionais do meio. Aqui, a gente lista quais são eles e como evitá-los.

Passar shampoo ou condicionador demais
É fato que nada em excesso é bom. Usar shampoo e condicionador nas quantidades certas são os passos essenciais para se alcançar o efeito desejado. “Atente-se às necessidades do seu fio e busque produtos específicos para tratá-los. Não é a quantidade que faz a diferença, mas a tecnologia do produto e sua aplicação de acordo com as instruções”, alerta o hair stylist Eron Araújo.

Esfregar a toalha na hora de secar o cabelo
Se o seu fio for muito fino, o atrito do algodão da toalha com os fios pode gerar frizz – ainda mais se o cabelo tiver alguma química. “Nesse caso, aconselho usar depois um serum ou leave in”, recomenda Eron.

Substituir o condicionador pela máscara
Cada um dos produtos têm sua função. Lembre-se: um não substitui o outro. O condicionador vai condicionar e tratar o fio. Já a máscara tem uma potência maior – por isso seu uso se dá de uma a duas vezes por semana. “A concentração da máscara é diferente do condicionador, feito, especialmente, para ser usado no dia a dia”, conta o profissional.

Aplicar o condicionar direto na raiz
Nunca! Apenas nunca faça isso. O produto deve ser aplicado no comprimento e nas pontas do cabelo. O ato pode resultar em descamação, além de uma oleosidade excessiva.

Lavar o cabelo com água muito quente
“A água muito quente pode ressecar o fio e fazer com que o cabelo fique oleoso mais rápido”, alerta Eron. Mesmo no frio, prefira temperaturas mais frias na hora de lavar os fios.

Prender o cabelo com elástico
Prender os fios com elástico todos os dias pode ser extremamente prejudicial, sempre prefira os que tenham uma proteção de tecido. “Tome cuidado com a tração da raiz para as pontas e com a pressão local, que pode quebrar o fio, dependendo do tipo de cabelo que você tem.”

Demorar muitos meses para cortar o cabelo
Regra: o cabelo deve ser cortado a cada 40 ou 60 dias. Se você demorar muito pra cortar, as pontas duplas vão aumentar, fazendo com que você corte muito mais do que o desejado. “Você terá uma desigualdade muito grande, pois cada fio tem uma idade”, aponta o hair stylist.