- Por Gui Takahashi

5 dicas para secar o cabelo mais rápido

Com o frio batendo à porta, não dá para deixar os fios ao vento. Transforme seu secador em aliado para esquentar o visual.

1. De baixo para cima

Muitas mulheres de fios lisos acreditam que o jeito de secar é direcionando o jato de ar de cima para baixo. Porém, o cabeleireiro Júnior Carvalho diz que não. “O melhor é usar o secador com a cabeça abaixada ou com o vento na direção contrária ao nascimento do cabelo para ‘descolá-lo’ da raiz.” Não se assuste pensando que a técnica vai deixá-la com um volume assustador. O expert garante que essa prática só vai dar movimento, soltando os fios. Além disso, ele indica usar escovas de cerdas naturais. Por serem mais macias, ajudam a desembaraçar com suavidade.

 

2. Escova redonda controla

Para combater os fios rebeldes que ficam arrepiados quando secos au naturel, a dica do hair stylist é domá-los na escova. “Se o cabelo for liso, depois de secar completamente, use o secador quente com uma escova redonda para dar controle”, conta. Porém, existe um segredo para que o efeito dessa técnica anti-frizz seja duradoura. Júnior revela: “Sempre finalize com um jato de ar frio. Os fios são como aço fundido: aquecidos, são modeláveis. O vento mais gelado vai fixá-los sem que arrepiem de novo”.

3. Difusor para cacheadas

Se você é cacheada e quer deixar o cabelo com curvas de tirar o fôlego, um difusor é a pedida. “Ele é um acessório que tira a força do vento quente, para que não espalhe todos os fios. Você precisa secar no formato do cacho para que ele fique bonito”, diz o cabeleireiro. Ah, e vale lembrar que o seu leave-in ou ativador de cachos vem antes do secador, ainda nos fios úmidos.

4. Bagunçar, só no final

Bater o cabelo enquanto seca pode ser um erro capital para quem tem fios ondulados – por mais que você queira aquele visual mais moderno, levemente desarrumado. “Assim como quem tem cachos, a hora de dar uma bagunçadinha é depois dos fios completamente secos”, avisa Carvalho. Fazer isso com eles ainda molhados vai tirar o formato em ondas. Por isso, a dica do difusor para secar continua.

5. Protetor térmico sempre

Usar um protetor térmico é bem importante para manter a saúde dos fios. Tanto em spray quanto em leave-in, o jeito de usar, segundo o expert, é aplicando do comprimento às pontas, no cabelo ainda úmido. “Como são nessas partes que as fibras capilares já têm mais idade e sofreram mais danos pela exposição ao sol, calor e até por química, são elas que precisam de proteção”, finaliza.