- Por Karina Hollo

4 problemas de cabelo enrolado resolvidos

Cachos dão um pouco de trabalho. Ou, melhor, davam! Descobrimos como acabar com frizz, fios embaraçados e volume sem controle.

Zero frizz

O desafio de cabelo encaracolado mais comum de todos? O temido e odiado f-r-i-z-z. Bem, o ataque deve vir em quatro etapas. Para começar, escolha shampoo e condicionador certos. Ambos precisam ser hidratantes, ok? E trate de enxaguar bem. “Nunca deixe resíduos de condicionador ou de máscara. Existem certos ingredientes nesses produtos que, após certo tempo, tem a ação contrária!”, avisa Dani Rocha. Depois, é hora de desembaraçar. “Gosto das escovas inglesas Tangle Teezer. Elas têm cerdas de tamanhos diferentes que não quebram os fios”, fala. Então, trate de secá-lo corretamente. “Em vez de esfregar a cabeça com uma toalha, retire a umidade com cuidado.”

Cachos definidos

Um passo importante para ter cachos perfeitos é a aplicação de um leave-in. “Nunca indico passar produtos com o cabelo ensopado, pois dificulta a absorção. Peço sempre para minhas clientes tirarem um pouco da umidade com a toalha, e só depois aplicar o que for necessário. Vale até prender primeiro o cabelo na toalha, por um tempo, e só depois passar o produto. Faça um teste e veja a diferença!”, indica Dani. E aí, se der, deixe os fios secarem naturalmente.

Ondas crocantes

Usar muito finalizador em seus cachos pode resultar em fios crocantes. Para um resultado perfeito, divida o cabelo úmido (e não ensopado) em três grandes seções, passando o produto das pontas para a raiz. “Comece com quantidades pequenas, até alcançar o ideal para o seu cabelo.” Finalmente, você pode pentear com um pente grande, para distribuir o finalizador de maneira uniforme.

Manhã de pesadelo

Quando seu cabelo tem muito volume e cachos, ele pode acordar parecendo um ninho de pássaros. Para evitar o caos matinal você pode dormir de tranças fofas ou até investir em uma fronha de cetim (que causa menos atrito nos fios).