Guia da umectação capilar: para que serve e como fazer
A umectação capilar é o passo que faltava no seu haircare, para deixar os fios macios e sedosos. Quem dá as dicas é o expert Bruno Lotufo
17/08/2022
A umectação capilar é a técnica match dos fios ressecados, cacheados e crespos. É com ela que você umedece os fios com óleo bem distribuído entre as pontas. Os benefícios? Fios nutridos, hidratados e fortalecidos contra quebra e frizz.
Vamos facilitar a rotina de haircare: o hair stylist e expert, Bruno Lotufo, ensina duas maneiras fazer a umectação capilar em casa, antes do banho e à noite, e ainda indica os melhores óleos para o seu tipo de cabelo. Confira!
Veja Mais
Guia da umectação capilar: como fazer?
Óleo para cada tipo de cabelo
O primeiro passo é escolher um óleo bacana para seu tipo de cabelo, já que é ele que vai envelopar os fios. O hair stylist deixa algumas indicações:
- Para loiras: “o SP System Professional Luxe Oil, de Wella Professionals, é um óleo maravilhoso para as loiras, principalmente, para aquelas que acabaram de fazer as mechas”;

Wella Professionals Oil Reflections - Óleo Capilar 100ml
Óleo para todos os tipos de cabelos. Proporciona um efeito gloss com nutrição e proteção dos fios.
- Para cabelos finos: o Oil Reflections Reflective Light é um bom começo para quem tem medo dos óleos capilares pesarem os fios;

Wella Professionals Oil Reflections Light - Óleo Capilar 30ml
Óleo para todos os tipos de cabelos, especialmente finos. Nutre instantemente os fios, sem pesar.
- Para cabelos cacheados, crespos ou ressecados: já o Oil Reflections Reflective, também de Wella Professionals, é ideal para uma nutrição power e conta ainda com proteção térmica contra o secador. “Vocês vão ver como eles deixam o cabelo transformado.

Wella Professionals Oil Reflections - Óleo Capilar 100ml
Óleo para todos os tipos de cabelos. Proporciona um efeito gloss com nutrição e proteção dos fios.
O que é umectação capilar?
A umectação é um método super eficiente para manter a hidratação natural dos fios e pode entrar no seu cronograma capilar. Seja você crespa, cacheada, ondulada ou lisa, a umectação vai bem quando o assunto é nutrir os fios e prevenir o ressecamento – frizz também não é páreo para a umectação capilar!
Óleo para umectação capilar simples
O óleo capilar pode ser usado no cabelo seco já que, quando ele está poroso, as suas cutículas já estão abertas. O óleo sela os fios e evita o ressecamento causado pelo shampoo, além disso, a umidade impede a absorção dos nutrientes.
Desse modo, uma das formas de fazer umectação capilar é:
Passo 1: aplicar o óleo antes do banho e deixar agir por cerca de 2 horas.
Passo 2: em seguida, lavar os fios e aplicar o produto novamente. “Após a lavagem, seque o seu cabelo na toalha, utilize mais 15 pumps de óleo e deixe o seu cabelo absorver.
Passo 3: logo depois você vai ver como ele ficará bem diferente, mais macio e nutrido”, orienta Lotufo.
Óleo para umectação capilar noturna
Por outro lado, também é possível tratar os fios com os óleos enquanto dorme. A umectação noturna tem o mesmo objetivo da técnica anterior: é só aplicar o produto, proteger o cabelo com uma touca e deixar ele agir ao longo da noite.
Passo 1: o hair stylist recomenda o uso da mesma quantidade de produto, em torno de 15 pumps.
Passo 2: “você vai usar isso à noite e de manhã vai lavar com o seu shampoo”, explica. É bom lembrar também que não há problema caso você não consiga lavar os fios na manhã seguinte, já que os óleos são finalizadores sem enxágue.