solucao-de-beleza denise-lage 2014-08-11 cuidados-para-pele materia Rugas e olheiras É ao redor dos olhos que surgem as primeiras rugas. Tem razão melhor para começar a tratar dessa pele tão sensível agora mesmo? https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/rugas-olheiras-cremes-anti-idade-para-acabar-com-elas/materia_bg_1.jpg

O espelho da alma

É indiscutível: a região em volta dos olhos é uma das primeiras a sentir os sinais do tempo. Culpa da pele finíssima, com apenas 0,5 milímetro de espessura.

“Essa área, que está em constante movimento, sofre um desgaste diário que resulta em rugas leves, marcas profundas, flacidez e olheiras”, fala Denise Lage. Isola. Aprenda, a seguir, a combater cada um desses problemas.

     

Olhos de ressaca

A região dos olhos é mais vascularizada superficialmente -- porque os vasos sanguíneos são mais superficiais, com raras exceções de pessoas que têm os vasos mais profundos.

“Além disso, a pele dessa região é mais fina e sensível e portanto, mais frágil. Somada a essa característica, trata-se de uma área que sofre constante desgaste diário (o ininterrupto movimento de piscar, vícios de expressão, sol) e que também por natureza tem menos colágeno e elastina, o que a torna ainda menos resistente.

Por tudo isso é muito mais fácil irritá-la, o que, na prática, resulta nos primeiros sinais de envelhecimento”, fala Denise.

O surgimento das linhas de expressão pode estar ligado à propensão genética, aos hábitos de vida -- tabagismo, stress, poucas horas de sono, ingestão insuficiente de água --, à exposição solar excessiva.

Rotina obrigatória de cuidados

Os produtos específicos para a região devem ser aplicados duas vezes ao dia, de manhã e à noite, ou, se não for possível, pelo menos à noite.

“Logo cedo é preciso fazer a limpeza do rosto, seguida da aplicação do creme para a área dos olhos e, 15 minutos depois, do protetor solar FPS 15.

Antes de dormir, repita a higiene, passe o produto para olhos e um creme de tratamento com vitaminas e antioxidantes, por exemplo, para combater o envelhecimento precoce”, aconselha Denise.

     
     

O produto ideal

O creme certo para a área dos olhos depende da idade, da indicação e do grau de envelhecimento da pele.

“Aos 20 anos, que é a idade indicada para começar a tratar a região, basta um bom hidratante. A partir dos 25 anos, é bom ele ter ácido hialurônico, DMAE, retinol, vitamina C e substâncias descongestionantes como aloe vera, camomila ou gengibre.

E à medida que a idade avança, o tipo e a concentração dos ativos necessários vão sendo adaptados e se torna imprescindível a presença de antioxidantes”, fala a especialista.

Para desinchar

Se o problema estiver no início, invista em cremes que dão firmeza e aliviam a retenção hídrica.

“Procure por ativos como cafeína, que tem ação drenante e lipolítica, além de ginkgo biloba, extrato de camomila e extrato de chá verde para ativar a circulação”, diz Denise.

O tratamento fica mais completo ao associar esses ativos ao ácido hialurônico, que tem ação anti-flacidez.

“Ao aplicar o creme, aproveite para fazer uma drenagem linfática facial com leve pressão com o dedo anular do canto interno dos olhos para o externo.”

     
     

Para atenuar olheiras

“Nesse caso, vale procurar por cremes à base de vitamina A, de vitamina C, vitamina K, ácido mandélico e ácido tioglicólico”, indica Denise.

Sem falar que é preciso dormir bem, se alimentar bem e tirar completamente os resquícios de máscara para cílios, com muita delicadeza, usando um demaquilante específico para a área dos olhos.

Hidratar, sempre

A textura ideal é aquela que espalha fácil: pode ser sérum, creme ou gel.

“O importante é manter a pele sempre hidratada porque quanto mais ressecada, menos elasticidade ela tem e mais susceptível à quebra das fibras cutâneas, que resulta em rugas”, alerta a médica.

     
     

Aplicação precisa

O jeito certo de aplicar é por meio de movimentos suaves com o dedo anelar, de dentro para fora, circulando o olho inteiro, inclusive a pálpebra superior.

“A dica é, antes de aplicar o produto, fazer uma massagem circular em volta dos olhos para estimular o sistema linfático.

Na hora de colocar o produto, não é recomendável aplicar muito já que a a pele nesse local é bastante fina e ressecada e, quanto menor a quantidade, maior a absorção.

Aplique pequenas gotas no dorso da mão e espalhe de fora para dentro, com movimentos leves que estimulam o sistema linfático, ativam a circulação e melhoram as olheiras”, finaliza.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS