solucao-de-beleza lu-ramos 2016-03-24 maquiagem materia Maquiagem para pele negra Tem dúvidas sobre como valorizar o tom da sua pele e usar a make a seu favor? Siga as nossas dicas! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/maquiagem-para-pele-negra/materia_bg_1.jpg


"A pele negra, normalmente, é mais oleosa. Por isso, é importantíssimo usar os produtos certos para contornar a situação. Se não, não há make que aguente", alerta nosso top maquiador Lu Ramos. Use sabonetes específicos para esse tipo de pele, adstringentes para fechar poros e sempre comece a make com um primer. Ele também vai ajudar a disfarçar os poros, tirar pontos de brilho e fixar melhor a maquiagem.


Lupita Nyong’o sabe bem como usar a maquiagem a seu favor, já foi, inclusive, eleita a mulher mais bonita do mundo em 2014 pela revista People. Lu Ramos vai dar todos os toques que você precisa para arrasar como a atriz. Começando pela... Pele! "Para preparar a pele, invista em bases com textura matte, mas que sejam hidratantes", ensina Lu. As bases em gel, com textura leve, fina, mas que garantem uma cobertura homogênea e cobrem possíveis manchas, são boas opções.


Lu também explica que na pele negra costuma ser mais evidente a diferença de tons do centro do rosto para as laterais, por exemplo. "Normalmente, o centro tem um tom mais caramelo. Para o contorno e pescoço é melhor investir em uma base puxando mais para o chocolate", sugere. Lembre-se também de aplicar a base em movimentos ascendentes, como se estivesse esfumando. "Além de não deixar a make cair, faz um lifting no rosto", diz. O expert indica corretivos em tons mais amarelados, oliva e também aqueles que iluminam ao mesmo tempo, para deixar o olhar mais vivo.


"Invista em blushes em tons cereja, bordô, rosa queimado porque eles se fundem ao tom da pele", orienta Lu. Deixe de lado os pêssegos e o rosa bebê. O iluminador deve ter partículas douradas. Aplique abaixo da sobrancelha, no alto das maçãs do rosto, no arco do cupido e no ossinho do nariz (quer um visual de festa? Copie o look de Naomi Campbell). "Eu também indico levar na bolsa um pó facial bem fininho para aplicar durante o dia, quando necessário, com pinceladas bem leves", indica Lu. Assim, continua controlando o brilho excessivo.


Para os olhos, se você é do time das basiquinhas, aposte na combinação de marrom e preto. Se você quer cor, escolha sombras, lápis e delineadores em tons de verde fechado, grafite, uva, vinho e berinjela. "Prata e ouro muito aberto não combinam com esse tom de pele", ensina o expert. Lu também sugere passar lápis preto na linha d’água para dar mais vida à cor natural do olho.


Na boca, vá de fúcsia, vinho, bordô e vermelhos mais abertos. Deixe os tons pastel de lado. O lápis de contorno vai ajudar a definir o formato dos lábios, valorizando-os. Aplique gloss no centro da boca ou misture ao batom com um pincel para dar um ar de hidratação.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS