solucao-de-beleza erika-alk 2014-08-07 cuidados-para-pele materia Novidades de dietas e exercícios para emagrecer Nossa blogueira fitness listou o que está na moda nas academias e desmistificou tudo o que a gente ouve entre uma série e outra. Você precisa saber! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/erika-alk-fala-sobre-novidades-dietas-exercicios-emagrecer/materia_erika.jpg

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Cross... o que?

As tops fazem e exibem curvas de babar. Giovanna Antonelli e Nanda Costa já aderiram, e aí, todo mundo quer o mesmo resultado. Mas o que afinal é Crossfit? “Ele veio para ser mais uma opção de exercício e é uma evolução de algo muito antigo, parecido com o que os homens do Strongman fazem: levantam pneus enormes, empurram carros...”, fala a personal trainer Andressa Barros Silva, da equipe de Érika.

É uma modalidade que usa barras livres e fixas, de altíssima intensidade, de gasto calórico elevado e, por isso, emagrece rápido e deixa tudo durinho. Mas Andressa alerta que não é para qualquer uma: “Recomendo esse tipo de atividade para quem já treina há tempos e tem mais condicionamento físico porque, sem preparo, o risco de lesão é grande. Para você ter uma ideia, é um treinamento comum para policiais, bombeiros.”

Entre os exercícios mais comuns, está a boa e velha corda (mas de modo que dê duas voltas a cada pulo!) e o “salto na caixa”: você salta com os dois pés em cima de um degrau e estende as pernas antes de voltar para o chão.

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Ginástica funcional funciona?

Se você julgar pelo corpo longilíneo e sequinho das modelos que são fãs da modalidade, como as divas Claudia Leitte e Sabrina Sato, a resposta é sim, sim, sim! Qual seu segredo? “A ginástica funcional usa o peso do corpo aliado a equipamentos que são fáceis de carregar, como cordas, elásticos e bola, e pode ser facilmente adaptada às necessidades de cada pessoa”, explica Andressa.

Como a atividade é puxada, se você já tiver um histórico de lesões, precisa tomar cuidado porque pode sentir incômodo em várias posições, piorar algum problema, além de não conseguir fazer uma aula bem feita.

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Muay Thai deixa o corpo musculoso?

“O Muay Thai está super em alta. Talvez pela moda do MMA (artes marciais mistas, em inglês). Daí a curiosidade: todo mundo quer conhecer. E a mulherada não está se intimidando, não!”, conta Andressa. É um esporte intenso e constante, de alto gasto calórico.

“Não há tempo de descanso. No máximo, uma pausa entre a troca o estímulo: soco e chute, soco e chute.” E se você tem medo de ficar musculosa como os grandes lutadores, Andressa tranquiliza: “Se achar que está 'crescendo', é só parar de praticar que logo você perde as medidas que ganhou.” É parte do treino das tops Izabel Goulart, Cintia Dicker e Carol Trentini.

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Balé + pilates também é malhação?

Caso você seja da turma que gosta de modalidades beeem femininas, essa é a sua. Além de ter um gasto energético grande, as duas modalidades trabalham flexibilidade e postura, além de isometria muscular. O corpo fica liiindo: alongado e firme, sem músculos exagerados, cheio de graça e leveza.

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Tênis com dedinhos vale a pena?

Ele causa curiosidade. Se serve para você? O tênis minimalista pode ser usado em treinos funcionais, em modalidades feitas no tatame (onde não é possível subir de calçado), e até mesmo no Power Plate que a Érika Alk faz – como proporciona contato e aderência extras, dá para sentir melhor a vibração do Power Plate no corpo. Antes de comprar, é bom ouvir as recomendações de um médico ortopedista. Há riscos de lesões se a articulação não estiver preparada, já que o amortecimento na pisada é zero.

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Vestir ou não vestir a bermuda anti-celulite?

A Invel Actiive Shorts é uma bermuda que auxilia no combate à celulite. Ela pode ser usada diariamente, no trabalho, na academia e até dormindo. Além de valorizar a silhueta, conta com o mineral MIG3 que, ao entrar em contato com o calor do corpo, promove a bioestimulação, produz óxido nítrico e melhora a circulação sanguínea.

Se você vestir 8 horas por dia, em dois meses, vai ver que alguns furinhos que estavam aqui e ali já não estão mais. “A celulite aparece por acúmulo de gordura e sódio. Por isso, para acabar com ela, é preciso também mudar a alimentação, diminuindo o consumo de frituras e de sal. A bermuda pode ser uma aliada, otimizando os resultados.”

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A nova dieta da proteína é melhor?

Não. Ela continua se resumindo ao consumo excessivo de proteína e à restrição de carboidratos e outros nutrientes importantes, como vitaminas e minerais. A perda de peso ocorre devido à restrição dos carbos (que dão energia para o corpo). Assim, o organismo usa a gordura e a musculatura como combustível.

“Com o tempo, pode causar disfunção hepática, renal e cerebral, incapacitar o condicionamento físico, interferir negativamente na produção de neurotransmissores que modulam o humor e o foco”, explica a nutricionista funcional Francesca Holanda.

E tem mais: “Por estar 'queimando energia errada', ácidos graxos em vez de glicose, o corpo pode reagir deixando você com mau hálito”, alerta Francesca.

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Shake vale substitui um almoço?

Eles são práticos e muito atraentes mas não podem substituir uma refeição. “Para o organismo funcionar corretamente, é necessário que haja a mastigação.

Os shakes atrofiam todo o trato digestivo, impossibilitando o corpo de absorver nutrientes essenciais para um bom funcionamento metabólico”, fala Francesca. No começo, eles até emagrecem, mas também podem deixar você desnutrida.

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Ignorar o jantar ajuda a perder peso?

Essa atitude continua na moda e a resposta continua sendo não. É fundamental fazer todas as refeições do dia. Tirando o jantar da rotina, pode acontecer uma alteração no hormônio vinculado ao stress, o que pode ser um gatilho à compulsão por carboidratos refinados (pães, massa, biscoitos, arroz branco e lanches industrializados ricos em açúcar).

“Com isso, aumenta vontade de carbos de má qualidade, no intuito de manter os níveis de açúcar no sangue - o que gera um bem-estar momentâneo, mas resulta em um fatal ganho de peso”, aponta Francesca. Para emagrecer, o corpo precisa estar bem nutrido.

“À noite, o ideal é alimentar-se com carboidratos complexos ricos em fibras, pois têm uma liberação lenta de glicose no sangue. Eles são fonte de energia cerebral, melhoram a qualidade o sono e trazem benefícios às funções hormonais”, fala Francesca. Vá de arroz integral, mandioquinha, batata doce, verduras cozidas.

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