solucao-de-beleza sonia-corazza 2013-12-23 cuidados-para-pele materia Efeitos do álcool na pele As festas são um convite às escapadinhas da dieta, que incluem aqueles drinks lindos e calóricos. Mais do que engordar, eles podem fazer mal à pele!Entenda. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/o-que-o-alcool-faz-na-sua-pele/materia_bg_5.jpg
imagem 1

Você sabia que para cada molécula de álcool etílico ser metabolizada pelo organismo são necessárias 9 moléculas de água? Metabolizar é quase como digerir, é processar o que foi ingerido, separando o que serve e o que não serve para o corpo. Como nosso corpo é constituído principalmente de água, tudo é processado, metabolizado, com água. Pois é, que essa molécula aparentemente inofensiva causa grandes estragos ao organismo nós todas já sabemos. Mas pensar que abusar das bebidas alcoólicas prejudica a condição e a qualidade da pele, do cabelo e das unhas pode passar despercebido.

Para uma conta rápida, veja quanto de água é preciso para metabolizar os drinks que a gente ama: uma bebida com 14% de álcool, como o vinho, o prosseco e a champanhe, para cada taça precisamos de 1 taça e meia de água. Para o cosmopolitan e a caipirinha, com 20% de alcool, a conta sobe e são necessários para copo da bebida, 2 copos de água. No caso da cerveja a conta cai, e para cada copo da bebida é necessário apenas meio copo de água. Mas para bebidas destiladas, como a Vodka e o Whiskey é necessário muita água para processar todo o enorme conteúdo de álcool: para cada copo da bebida, são necessários 4 copos de água. Quando o organismo não encontra água suficiente para processar o álcool ingerido, imediatamente busca nos tecidos periféricos a umidade para realizar o seu trabalho. E é aí que mora o perigo, pois esse roubo certamente vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e a descamação. O mesmo vale para os fios de cabelo e para as unhas.

imagem 5

Já reparou como no dia seguinte à bebedeira você acorda com uma sede de esvaziar caixa d água? Num gesto de desespero, seu cérebro implora por água pura para tentar minimizar os estragos que você causou. Lembre-se de que o corpo humano é constituído principalmente de água: na verdade, mais de 70% é uma verdadeira piscina e nada funciona sem esse líquido vital. Quando o nível de água baixa, o cérebro desperta e se põe a buscar a reposição para equilibrar o funcionamento celular. Todo mundo tem direito a relaxar e festejar, mas sem exageros e com alguns cuidados simples. Como as mulheres são mais sensíveis ao álcool do que os homens, fique atenta à quantidade permitida para você: 12 doses por semana e apenas 2 por dia. Uma dose corresponde a 10 gramas de álcool, o equivalente a uma latinha de cerveja ou uma taça de vinho bem servida. E, nos intervalos capriche na água de coco, que possui açúcares, aminoácidos essenciais, fatores de crescimento celular, polissacarídeos hidratantes,que alimentam a pele e resgatam seu equilíbrio hídrico, matando a sede que a pele tem.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS