solucao-de-beleza claudia-magalhaes 2014-05-26 cuidados-para-pele materia Como usar máscaras para o rosto Por que usar? Elas são o pulo da gata para quem quer intensificar os efeitos dos tratamentos faciais. Melhor: dá para fazer em casa, naquele domingo preguiçoso... Escolha a sua e veja a diferença. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-usar-mascaras-para-o-rosto/materia_bg_1.jpg
imagem 1


Acredite, mulher de pouca fé: até sua make vai ficar mais bonita (a base corre menos risco de craquelar, por exemplo), se você colocar as máscaras na sua rotina de beleza.

“Nas máscaras, a concentração dos ativos é maior do que nos cremes. Além disso, elas são feitas com veículos que aumentam a disponibilização desses ativos para a pele”, fala a dermatologista Cláudia Magalhães.

Em outras palavras, elas são muito mais potentes e mais absorvidas que o seu creme de todo dia!

“O uso das máscaras hidratantes, anti-aging e clareadoras deixam a pele viçosa, com melhor tônus e tonalidade mais uniforme. Já as antioleosidade descongestionam e diminuem o tamanho dos poros”, fala a dermatologista Cláudia Magalhães.

Pronta para escolher a sua? Nossa expert ajuda.

imagem 2



Sua pele precisa urgente de uma máscara hidratante se está seca, sem brilho e sem viço.

“Elas são indicadas para peles mais maduras (a partir dos 40 anos os sinais ficam mais marcantes) bem ressecadas e contraindicadas para pele oleosa, salvo se estiver sensibilizada por algum procedimento estético”, avisa Cláudia Magalhães.

Alguns dos ativos hidratantes mais usados são PCA-Na, ácido hialurônico, aloe vera, aquaporinas, vitaminas A, C, E e F, óleos minerais (como os de amêndoas doces, de semente de uva e de macadâmia), diferentes tipos de silicones.

imagem 3


Sua pele precisa urgente de uma máscara anti-idade se tem sinais de envelhecimento, tais como rugas finas, vincos e flacidez.

Ela é indicada tanto para as peles secas como para as oleosas, desde que apresentem com algum grau de fotoenvelhecimento.

“Se estivermos diante de uma pele seca, as máscaras podem ter dupla ação - hidratante e anti-aging ao mesmo tempo”, fala a expert.

Alguns dos ativos mais usados são células tronco, vitaminas C e E, ácido ferrúlico, ácido hialurônico, retinol e retinaldeído (derivados da vitamina A), alfa e betahidroxiácidos, ômegas 3, 6 e 9, resveratrol, extratos como os da romã, do chá verde e do café.

imagem 4


Sua pele precisa urgente de uma máscara clareadora se apresenta manchinhas, principalmente causadas por melasma -- mancha com coloração acastanhada que aparece na face, principalmente nas bochechas, na testa e/ou no buço.

Pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais orais ou a gestação, mas o sol é o seu principal fator desencadeante. “As sardas e as pigmentações secundárias ao processo de fotoenvelhecimento também vão se beneficiar!”, diz Cláudia.

imagem 5


Sua pele precisa urgente de uma máscara calmante se estiver irritada, como naquele período pós-peeling e pós-laser (ou mesmo em seguida a uma simples limpeza de pele.

“Elas também podem ser empregadas depois de exposições excessivas ao sol ou mesmo quando a pele ficar sensibilizada com o frio excessivo (neve)”, diz a dermato.

Alguns dos ativos mais usados são extrato de arnica, aloe vera, azuleno, alfa bisabolol, extrato de calêndula, extrato de camomila, ácido glicirrízico.

imagem 8


Sua pele precisa urgente de uma máscara contra a oleosidade se vive brilhando e com poros abertos.

“Elas são excelentes para as peles oleosas e acnéicas (em especial nos graus I e II da acne, quando existem muitos cravos e poucas e pequenas espinhas)”, fala Cláudia.

Alguns dos ativos mais usados são extrato de hammamelis, alfa e betahidroxiácidos (principalmente, neste caso, o salicílico), ácido azeláico, retinol e retinaldeído.

imagem 7


Precisando resolver tudo com uma máscara só? As multifuncionais esfoliam, clareiam, renovam, revitalizam, rejuvenescem, fecham poros e ainda têm efeito cinderela, deixando seu rosto novinho em folha em um piscar de olhos.

Perfeitas para serem usadas antes de uma reunião importante, do encontro com o paquera, da festa da melhor amiga...

imagem 8


As máscaras hidratantes, anti-aging e clareadoras podem ser usadas uma ou duas vezes por semana – e duas é melhor que uma!

“Já as máscaras antioleosidade e para poros dilatados devem ser usadas no máximo uma vez por semana ou até mesmo de 15 em 15 dias”, fala Cláudia.

As calmantes são utilizadas em situações específicas de sensibilização da pele. “Nestes casos, podem ser usadas duas a três vezes por semana.”

Multifuncionais, com efeito esfoliante, não devem ser aplicadas mais de uma vez por semana, ok?

imagem 9


A rotina de aplicação das máscaras é sempre depois da limpeza, esfoliação e tonificação da pele.

“No caso da esfoliação, ela deve ser muito suave quando a pele estiver ressecada e nunca deve ser feita em uma pele sensível, após algum procedimento estético, por exemplo”, avisa a médica.

As máscaras devem permanecer em contato com o rosto por 10 a 20 minutos. Depois de retirá-las, passe seus cosméticos e filtro solar.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS