solucao-de-beleza 2016-11-01 cabelos materia Como usar ampola para tratar o cabelo no verão Ela é concentrada, rápida e o que você precisa para salvar o cabelo depois das férias no mar e na piscina, sob o sol. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-usar-ampola-para-tratar-o-cabelo-no-verao/materia_bg.jpg


Sua temporada de sol tem sido de festas animadíssimas, biquíni novo, areia fina, mergulhos refrescantes e... cabelo danificado? Dá para tratar os fios, combatendo o ressecamento e a aspereza num instante. As ampolas são ótimas soluções para o verão, quando o cabelo fica danificado. Elas são pequeninas, fáceis de levar na mala, no nécessaire ou na bolsa (inclusive da academia) e em poucos minutos devolvem a maciez e o brilho. E mais, se você é cliente fiel da Beleza na Web, já deve ter recebido de brinde em seu pedido. Bora aprender a usar!


A ampola de cabelo é boa aliada para tratamentos express, principalmente naqueles dias que os fios estão tristonhos e sem vida. Por serem líquidas, agem de forma rápida e como possuem muitas vitaminas em micropartículas, proporcionam restauração imediata dos danos causados por sol, mar e piscina. Normalmente, o tempo de ação delas é o mesmo de máscaras de tratamento, ou seja, cerca de 5 minutinhos. Porém, algumas são mais velozes: em 1 ou 2 minutos conseguem penetrar fio adentro. Outra vantagem da formulação líquida é que para enxaguar você gasta menos água e menos tempo.


As ampolas podem ser intimidadoras por lembrarem tubos de laboratório mas, na realidade, usá-las é bem simples. Prepare os fios lavando com shampoo hidratante ou neutro. Tire a umidade e siga para o tratamento. Como os danos maiores sofridos pelos fios encontram-se pelo comprimento e nas pontas, concentre a aplicação nessas partes. "Algumas ampolas possuem a indicação de aplicação desde a raiz, mas isso acontece quando são tratamentos para o couro cabeludo. Se esse não for seu caso, é melhor evitar essa área para que os fios não fiquem pesados ou oleosos", fala o top cabeleireiro Pedro Porciuncla. Na hora da aplicação, siga as instruções do hair stylist Charles Veiyga: "Coloque um pouquinho da ampola em uma mecha e massageie-a enluvando os fios. Faça isso por todo o cabelo. Deixe o tempo de pausa indicado na embalagem e enxágue. Normalmente, um frasco contém a dose suficiente para um cabelo longo". Para finalizar, use um condicionador – ele fechará as escamas dos fios, mantendo os nutrientes dentro.


Assim como shampoos, condicionadores e máscaras, cada tipo de ampola tem uma função. Algumas têm a fórmula mais hidratante, sendo perfeitas para fios secos. Outras possuem ativos reconstrutores, importantes para os fios danificados, por exemplo. Dependendo do seu tipo de cabelo, existe uma para você! Segundo Charles, as ampolas podem ser usadas a cada semana ou quinzenalmente, dependendo da necessidade do cabelo: "Fios naturais precisam de menos cuidados. Já os que têm química, precisam de mais".


Os dois tipos de tratamento têm alta concentração de ingredientes ativos. E você pode usá-los juntos, para um combo turbinado. Basta adicionar uma ampola a duas colheres de sopa de máscara. Mas atenção, Pedro avisa que a mistura não é tão simples assim: "O ideal é que a os dois produtos sejam da mesma marca e linha para que não haja incompatibilidade e uma fórmula não anule a outra. Ainda, com essa mistura, você pode aumentar demais a concentração de um ativo específico, além do que os fios conseguem absorver, e acabar desperdiçando produto". Assim, é melhor apostar na combinação quando seu cabelo estiver pedindo socorro bem alto e a fase SOS pós-verão é perfeita para provar a receita.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS