solucao-de-beleza 2016-03-03 cabelos materia Como tratar o cabelo Qual mulher nunca teve alguma dúvida de beleza? Ainda mais quando o assunto é cabelo... Nós solucionamos seus problemas! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-tratar-o-cabelo/materia_bg_1.jpg

Nossas leitoras/clientes pediram socorro com seus dramas de beleza. Muitos deles são compartilhados por muitas mulheres, então descubra aqui as respostas e soluções!

Como deixar novamente saudável, sem precisar cortar, um cabelo ressecado castanho escuro com luzes loiras? Há algum produto específico para o problema?

Cabelo colorido necessita de cuidados especiais. Segundo a profissional Vanessa Andrade Oliveira, de São Paulo, a cauterização feita com aminoácidos de proteína e queratina deixa os fios brilhantes e fortes.

Para completar o tratamento, o profissional deve recomendar a manutenção semanal em casa. Um bom produto é a máscara de tratamento. Bastam três minutos no cabelo úmido seguido de enxágue.

Descubra mais produtos para cabelos com mechas ou luzes.

Qual a melhor maneira de hidratar um cabelo que foi colorido com henna?

É importante fazer hidratação com aplicação de calor para devolver o brilho e a saúde dos fios. "Vale a pena usar o Roller Ball, um aparelho que gira em volta da cabeça da cliente e gera calor sem vapor, ajudando o produto a penetrar no interior dos fios", explica Vanessa. A sugestão da expert para o tratamento caseiro é uma máscara hidratante, para ser utilizada no banho, com os fios úmidos.

Quais são os melhores cremes de tratamento para usar em cabelo crespo no salão?

Os fios cacheados são naturalmente ressecados e requerem cuidados especiais. "Escolha produtos com aminoácidos e proteínas, que são reconstrutores e devolvem o brilho e a maciez", diz o especialista em cachos Wagner Ramos, de São Paulo.

Se eles estiverem muito ressecados, o ideal é fazer uma hidratação profunda no salão. Em casa, use máscaras de marcas como Lanza, Paul Mitchell ou Wella Professionals. Cubra os fios com touca térmica para potencializar o efeito.

Descubra mais produtos para cabelos crespos.

Qual o melhor método de transformar um cabelo castanho-escuro em loiro, sem provocar na pessoa uma transformação muito brusca?

Luzes sunlights ficam bem naturais e transformam uma morena em loira sem chocar. Podem ser feitas com a técnica tradicional, usando papel laminado, ou com a do pente francês. "Primeiro, a coloração é aplicada no pente de corte (com dentes finos e largos). Depois, ele é passado nas mechas em movimentos de gancho, desde a raiz ou somente nas pontas, conforme o resultado que se deseja alcançar", explica Roberto Farah, de São Paulo.

Se os fios são virgens, a coloração pode ser aplicada diretamente. Nos que estão coloridos, inclusive com tonalizantes, o correto é fazer antes uma descoloração.

Descubra mais produtos para cabelos loiros.

Como recuperar o cabelo danificado depois da decapagem?

A decapagem, que é a retirada da coloração do cabelo, também leva embora as proteínas dos fios, danificando sua estrutura. Daí a importância da manutenção após esse processo químico.

Romeu Felipe, de São Paulo, sugere uma reconstrução no salão com ativos emolientes, óleos vegetais, silicone, queratina e pró-vitamina B5, que fortalecem, amaciam e hidratam. Em casa, os cuidados devem permanecer.

Descubra mais produtos para cabelos danificados.

O que provoca a caspa e por que ela costuma aumentar no inverno?

A principal causa é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que propicia a proliferação de fungos e bactérias. No inverno, as mudanças repentinas de temperatura aliadas aos banhos quentes estimulam as glândulas sebáceas, agravando o problema. O controle da caspa pode ser feito com o uso contínuo de shampoos e loções específicas.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS