solucao-de-beleza evandro-angelo 2016-25-01 cabelos materia Como recuperar cabelo loiro danificado Ela toma sol, mergulha no mar e depois balança a cabeleira linda, solta e brilhante ao vento. Quem é ela? Você! Pegue aqui a fila do cabelo loiro que não tem medo de ser feliz no verão. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-recuperar-cabelo-loiro-danificado/materia_bg_1.jpg

As noites são mais quentes, os dias, mais longos... Mas é fato: o cabelo descolorido sofre. Com sol, sal, areia, vento, cloro. "Leave-in protetor é indispensável. No entanto, adequar sua linha habitual de cuidados com os fios também!", diz o hair stylist Evandro Ângelo. O trio ideal para acrescentar ao nécessaire é composto por shampoo, condicionador e máscara formulados para proteger os fios do sol. "As campeãs são as fórmulas com lipídeos fitofotoprotetores, com o óleo de café verde o novo campeão em performance", acrescenta a cosmetóloga Sônia Corazza. A boa notícia é que cada um destes corta-barato da sua felicidade – amarelamento, perda de brilho, frizz... – tem um antídoto.

Amarelou?

O ideal é prevenir com chapéu, guarda-sol e protetor solar para cabelo. "Se o estrago está feito, use shampoo e condicionador silver uma ou duas vezes por semana", aconselha Evandro. Ou os queridos shampoos de camomila. Vale ainda preparar um chá ou suco (de camomila) e borrifar frio nos fios para amenizar a aparência de cabelo desbotado. "Para tons avermelhados, suco de romã coado. Para loiros que amarelaram, chá de alecrim fresco, concentrado. Para castanhos apagados, suco de cenoura coado", fala Sônia.

Perdeu o brilho?

Uma bela auto-massagem no couro cabeludo com a ponta dos dedos, sem esfregar, ativa a circulação periférica e melhora a luminosidade na hora! "Mas vale investir em produtos de brilho também, como a linha Brilliance, da Wella", fala Evandro.

Quebrou?

Vai passar mais de 3 dias na praia? Leve ampolas de reconstrução. "Quem resolve são os clássicos aminoácidos, principalmente cisteína e triptofano", fala Sônia. E, quando voltar, Evandro aconselha a dar um pulo no salão e fazer uma cauterização caprichada, para devolver a matéria roubada dos fios.

Esverdeou?

Muitos mergulhos na piscina, por um período prolongado, podem causar esse efeito, tanto em fios loiros naturais como tintos. Shampoo anti-resíduos nele! "Ele vai sequestrar os íons metálicos que provocaram a aparência de Hulk", diz Sônia.

Ressecou?

Use máscara hidratante como condicionador por pelo menos uma semana, em todas as lavagens. "E lance mão da água de coco como sérum reparador do ressecamento: borrife nos fios secos ou úmidos, mas previamente limpos", indica Sônia.

Tem pontas duplas?

Além de cortar – sim, passar a tesoura é a solução definitiva – adote os fluidos de silicone que reparam temporariamente a bifurcação. "Mas antes aplique um sérum contendo o aminoácido sericina", fala Sônia.

E o frizz?

O grande vilão do arrepio é o vento. "Uma das saídas é passar o dia de trança, coque, bandana, tiara... Além de expor menos os fios aos danos solares, também evita a destruição da cutícula – que se traduz em frizz. Deixe para soltar no fim de tarde ou à noite, apenas", sugere Evandro. "Borrifar água termal ajuda: ela hidrata e seca rápido", continua ele. "Além disso, use máscara reestruturadora com aminoácidos seriados: glicina, cisteína, triptofano, lisina e sericina", finaliza Sônia.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS