solucao-de-beleza roberto-araujo 2016-03-03 perfumes materia Como fazer o perfume durar Será que sua pele é espanta-fragrância? Aprenda como evitar as armadilhas que fazem o aroma dar adeus antes do tempo. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-fazer-o-perfume-durar/materia_bg_1.jpg

Perfume longa vida

Brasileira aaaama perfume que dura. Além de ter personalidade forte e gostar de marcar presença, tem a impressão de que, assim, está fazendo valer o investimento, sem falar que garante a qualidade do aroma. Acontece que existe uma série de vilões que diminuem a durabilidade do seu perfume – desde o lugar onde você guarda o frasco até a hidratação da pele. Assim como o vinho, mínimos detalhes podem afetar uma boa fragrância. Listamos as dicas para quem quer segurá-la por mais tempo.

Escolha as notas certas

Para ter um perfume que não a abandone, comece elegendo a fragrância certa. Prefira aquelas que possuem a concentração de eau de parfum. "Elas fixam mais por terem maior quantidade de essências naturais, entre 12% e 20%", fala o perfumista Roberto Araujo. Dessa forma, têm uma duração de até 10 horas. Além disso, aposte nos perfumes de famílias olfativas intensas, como as amadeiradas e orientais. "Essas notas são menos voláteis e aderem mais à pele", conta.

Hidrate a pele

Uma das vantagens de quem tem a pele mais oleosa é que a oleosidade ajuda a segurar o perfume no corpo por mais tempo. "O óleo retém as moléculas de fragrância, por ser menos volátil. Assim, a pele seca acaba perdendo o perfume mais cedo", revela o expert. Para driblar esse efeito, hidrate o corpo. "Muitas marcas têm linhas de hidratantes com os mesmos acordes que seus perfumes, potencializando o aroma sem entrar em conflito", diz Roberto.

Aplique em pontos certeiros

Para aproveitar ao máximo o seu perfume, é importante saber onde usá-lo. Se aplicado nos lugares errados, a fragrância pode ficar tímida e não ter a projeção desejada. Para o especialista: "Perfumes geralmente são aplicados nas zonas quentes do corpo como pulsos, dobras do antebraço, atrás da orelha, na nuca e atrás dos joelhos". Essas são regiões quentes do corpo e que fazem a fragrância se dispersar melhor e revelar todas as camadas de aromas.

Perfume as roupas

Uma dica para ter duração prolongada do perfume é usá-lo nas roupas também. "Você pode aplicar nas peças de fibras naturais como algodão e lã. Nelas, o perfume adere por mais tempo. Já nas fibras sintéticas, dura menos", fala Roberto. Mas atenção, ele alerta que não é indicado passar perfumes em seda, pois a concentração de essências naturais e álcool pode manchar o tecido.

Guarde com carinho

Quem curte um bom vinho sabe a importância da adega. Ela mantém as condições de temperatura e luz ideais para que sua bebida não estrague. Um cuidado muito similar é necessário para manter os perfumes. "Se forem guardados incorretamente, vão perder as propriedades olfativas, oxidando e alterando o aroma", explica o perfumista. O ideal é manter os frascos dentro da caixa e no guarda-roupa. Evite deixá-los no banheiro ou sobre a penteadeira, pois esses lugares variam de temperatura, umidade e luz.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS