solucao-debeleza wilson-weigl cabelos materia Como escolher finalizador para cabelo masculino Está todo mundo usando, mas será que do jeito certo? Veja como explorar cada produto de acordo com seu tipo de cabelo. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-escolher-finalizador-para-cabelo-masculino/materia_bg_1.jpg



Os produtos finalizadores para cabelo — gel, pomada e pasta, cera e spray — já fazem parte da rotina de cuidados masculinos. Mas com tanta oferta de marcas (e jeitos de pentear o cabelo, de acordo com a moda), às vezes a gente não sabe bem qual produto serve para quê e como tirar melhor proveito dele. Essa equação é mais fácil de decifrar quando você conhece as finalidades de cada tipo de produto. Hoje, com tantas possibilidades de visual, obter o efeito desejado depende da escolha do finalizador certo.

     



Os finalizadores modernos permitem não só modelar o penteado do jeito que você quer — flexível ou firme, brilhante ou fosco ou com um supertopete, por exemplo — como também dão uma mãozinha para domar seu cabelo: dá para destacar os cachos, dar volume ao cabelo fino e diminuir a oleosidade. É legal você saber também qual é seu tipo de cabelo (seco, oleoso, grosso, fino, volumoso, ralo), já que a composição e a consistência do finalizador variam de acordo com o tipo e a marca.


Ao descobrir o look que quer e as marcas que funcionam para seu cabelo, só precisa ter um ou dois finalizadores no banheiro. Você também pode mudar o visual de acordo com a ocasião. Dá, por exemplo, para usar o cabelo comportado durante o expediente e bagunçá-lo para a happy hour ou a balada. Pode até repartir os fios de um lado ou de outro. Use pente e gel para um look formal e as mãos para um estilão mais casual, com os fios bagunçados. Levante os fios ou separe os cachos, até chegar ao visual desejado. Ou ainda modele com secador e escova para elaborar penteados bem estilosos e os topetes da moda.

     
     


Quer aprender a tirar o melhor proveito de cada tipo de produto, de acordo com o efeito desejado e seu tipo de juba? Comece evitando aplicar o finalizador diretamente no couro cabeludo. Passe só nos fios e não deixe chegar às raízes. O acúmulo de substâncias químicas nos folículos capilares pode comprometer a saúde do cabelo.


De consistência mais gelatinosa do que a pomada e a cera, é um produto clássico e a escolha perfeita se o objetivo é obter aspecto molhado ou brilhante. Use apenas a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda. Melhor passar pouco e depois aplicar mais, se necessário. Bom para deixar o cabelo assentado no lugar, da manhã até a noite, porque tem alto poder de fixação. Também confere brilho molhado ao penteado, como naqueles looks dos anos 50, vintage, old skool, rocker, rockabilly, como você queira chamar. Se quer adotar um visual mauricinho (ou coxinha, se preferir) e trabalha em ambientes formais, é uma saída. E ainda faz você ganhar tempo de manhã, porque pode ser usado no cabelo úmido.

     
     


Bem parecidas, são ideais para obter efeito mate (fosco) e aspecto bem natural. Permitem visualizar rápido o resultado final (o gel demora mais para secar). Aplique uma pequena quantidade na mão e espalhe nos fios. São boas para modelar e dar volume, principalmente se seu cabelo é muito fino (nesse caso, evite gel), criar penteados bagunçados, arrepiados, topetões e o que sua imaginação permitir. Elas deixam o cabelo menos seco, porque costumam ser à base de água. Também são produtos leves e fáceis de retirar na lavagem. Use no cabelo seco e vá ajeitando até ficar do jeito que você quer.


Seco e fácil de aplicar. Por causa da boa fixação é ideal para quem tem cabelo muito liso. E é indicado também para cabelo difícil de domar, porque "segura" o penteado. Pode ser usado depois da cera ou pomada para fixar e dar movimento ao cabelo. Como encorpa e dá volume aos fios, é perfeito para quem tem cabelo muito fino ou ralo. Permite também deixar a juba cacheada ou encaracolada com aspecto natural, porque não deixa os fios grudados.

     
     


Tem textura mais grossa e geralmente é feita à base de cera de abelha ou argila. Por isso, não é indicada para quem tem cabelo seco (a argila, principalmente, absorve a oleosidade dos fios). Coloque um pouco nas mãos, esfregue-as e passe nos fios. Boa para criar penteados mais estruturados (é a opção ideal para modelar fios arrepiados e os megatopetes que duram o dia inteiro) e segurar um pouco o excesso de oleosidade do cabelo, por causa dos ingredientes que ressecam um pouco os fios.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS