solucao-de-beleza patricia-nakahodo 2016-05-02 cuidados-para-pele materia Como cuidar da pele depois do carnaval O país todo cai na folia! Porém, pular, beber e festejar têm efeitos colaterais visíveis. Aprenda a driblar o mal da farra. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-cuidar-da-pele-depois-do-carnaval/materia_bg_1.jpg

A história se repete anualmente. A animação do carnaval começa na sexta-feira, dura o fim de semana todo e vai acabar só na terça. Você sai na rua, se expõe ao sol, bebe uma cerveja aqui, uma caipirinha ali, pula, transpira e dorme pouco. Aí, na quarta-feira, bate o desespero ao se olhar no espelho e encontrar olheiras, pele sem viço e até espinhas! A boa notícia é que tem jeito de contornar a situação.

Solução gelada

Não estamos falando da cerveja, não. Até porque se você acordou de ressaca, será a última coisa que vai querer ver na frente. A compressa gelada é o primeiro passo do detox facial, para diminuir a aparência cansada da região dos olhos. "A falta de sono durante os dias de carnaval causa uma piora na drenagem local, o que leva à congestão vascular e provoca olheiras e bolsas. Compressas frias diminuem a vasodilatação ao redor dos olhos, melhorando a cor escura e o inchaço, temporariamente", fala a dermatologista Patricia Nakahodo. Ela lembra, ainda, que é importante evitar colocar o gelo diretamente em contato com a pele, pois a temperatura baixa demais pode causar queimadura local. Assim, use sempre um lenço, por exemplo, para a compressa.

Olhar renovado

Se a compressa não deu conta do olhar cansado, aposte em cremes para os olhos com foco nas olheiras. "Compostos como a cafeína, nodema e gingko biloba ajudam a combater as olheiras. Caso haja pigmentação local, invista em ingredientes clareadores como clerils, belides, arbutin", fala a dermato. No entanto, para dar fim ao problema de forma eficaz, Patricia recomenda tratamentos mais efetivos como preenchimentos com ácido hialurônico, nos casos de depressão local, sem muita flacidez. Laser para estimular a produção de colágeno. Luz pulsada para clareamento. E quando há muita contração muscular na região dos olhos, toxina botulínica.

Ressaca da pele

"O consumo de álcool afeta todo o metabolismo, sobrecarrega o fígado e altera a drenagem de líquidos. Dessa forma, deixa a pele com aspecto envelhecido, uma vez que provoca também a má circulação superficial", fala Nakahodo. Assim, é importante beber bastante água para melhorar o funcionamento total do corpo, aumentando a diurese, protegendo o trato gastrointestinal da acidez e ajudando a metabolização do fígado. Uma boa saída para devolver o viço à pele é lançar mão de máscaras hidratantes, que confortam a pele de imediato.

Make vilã?

Antes, era comum ouvir dizer que a maquiagem em excesso ou à prova d’água podia ter efeitos colaterais na pele, principalmente em época de carnaval, quando todo mundo abusava. De fato, os produtos mais antigos eram pesados e podiam obstruir os poros. No entanto, com a tecnologia high-tech, isso não acontece mais. Mesmo assim, vale o alerta da médica: "Você não precisa se preocupar com a maquiagem, desde que tenha respeitado o ritual de demaquilar e manter os cuidados diários com a pele, limpando, tonificando, hidratando e usando o protetor solar." Se fez tudo como manda a dermato, você nem vai precisar deixar de usar make para a pele "respirar" depois da folia.

Revitalize-se!

Agora, se você relaxou, dormiu de rosto sujo e acordou borrada, com o travesseiro todo manchado de base, blush e máscara de cílios, corre o risco de ver a pele se desvitalizado nos próximos dias. Dormir sem limpar o rosto e remover a make pode causar dilatamento dos poros, acne e até inflamações, devido ao acúmulo de impurezas, poluição e poeira. "Fazer um peeling leve como o de ácido retinóico ou glicólico, ou tratamento com luz pulsada ajuda a recuperar a vitalidade", afirma Patricia. O primeiro renova as células do rosto e o segundo, trata fotoenvelhecimento, rugas, manchas e rosácea.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS