solucao-de-beleza wilson-weigl corpo-e-banho materia Como cuidar da barba O estilo de barba “por fazer” já é preferência nacional. Mas manter o visual bacana e descolado exige cuidados frequentes. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-cuidar-da-barba/materia_bg_1.jpg

A moda da barba "por fazer" é uma mão na roda para os preguiçosos que não gostavam de se barbear todo dia. Mas não dá para deixar os pelos crescerem a esmo e achar que está tudo bem. O resultado vai ser cara de largado ou sujo. A barba crescida exige manutenção básica. Confira os cuidados para lavar e aparar os fios.

     


O trato no banho
Os barbeiros profissionais recomendam lavar os pelos todos os dias, usando o mesmo shampoo indicado para seu tipo de cabelo: oleoso, seco, normal, grisalho, cacheado... Depois da lavagem, passe condicionador duas vezes por semana ou mesmo todo dia, caso sua barba seja muito seca. Deixe o produto agir por uns dois minutos e enxágue bem.

Aparada geral
Dependendo da velocidade de crescimento dos pelos, apare os fios de uma a duas vezes por semana, usando uma tesourinha de pontas finas ou arredondadas. Faça o serviço bem devagar, para não errar a mão. Dá para fazer o trabalho usando também o aparador elétrico, com regulagem de altura de 1 a 1,5 cm. No bigode, corte os pelos com a tesoura acima da linha do lábio. Nos cantos, apare-os na linha da boca.


Hora de desenhar
É preciso também desenhar os contornos da barba. No pescoço, deixe os pelos aproximadamente dois dedos abaixo da linha do queixo. Nas bochechas, escolha entre deixar o formato mais quadrado ou arredondado. Se usa cavanhaque, faça o desenho com a lâmina de barbear e apare os fios com máquina ou tesoura. Para raspar, o ideal é usar gel de barbear, que faz menos espuma e permite enxergar bem as linhas da barba. Um bom upgrade é optar por gel transparente ou óleo pré-barba, que são ainda melhores para visualizar o corte.

Não esqueça do pós-barba
Muitos barbudos fazem a burrada de não passar pós-barba depois de definir os contornos. Esse produto alivia a irritação e o ardor provocados pela lâmina, acalma a pele e ajuda na cicatrização. Aplique normalmente em toda a área da barba (ele também dá uma hidratada nos fios). Dê preferência aos produtos em forma de loção ou gel, que são refrescantes e ideais para quem tem pele oleosa. Evite aqueles que contém álcool e ressecam a pele e os pelos.

     
MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS