dra-karla-assed materia 7 tipos de ácidos para o inverno Eles turbinam a renovação celular, ativam o rejuvenescimento, combatem manchas e acne. E a hora de usar é agora! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/6-tipos-de-acidos-para-o-inverno/materia_bg_10.jpg


Inverno é tempo de cuidar da pele – da acne, das linhas, das rugas e das manchas – com ácidos. Eles são seguros e eficientes, mas é preciso ter proteção solar rigorosa e hidratação constante.

A seguir, nossa expert fala sobre os principais tipos de ácidos indicados para o inverno e seus poderes.

     


Salicílico e azelaico


"O ácido salicílico tem ação queratolítica e é usado como coadjuvante no tratamento da acne e dermatite seborreica", fala Karla. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 0,5 a 3%. O ácido azelaico é utilizado no tratamento da acne (por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias), especialmente em casos daquelas manchas que ficam depois que a espinha vai embora, graças à sua ação paralela despigmentante. É encontrado em formulações a 15 ou 20%, muito bem tolerado e seguro para qualquer tipo de pele.

Glicólico

ácido glicólico é ideal para o tratamento do fotoenvelhecimento, da acne e das estrias. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20% ou utilizado no consultório para peelings químicos.


Retinoico


ácido retinóico é considerado top no tratamento da acne com cravos e do fotoenvelhecimento. Pode ser combinado com peelings físicos, como o de cristal e o de diamante, e até mesmo com outros procedimentos como a terapia com luz intensa pulsada, que multiplica seu efeito despigmentante. "Retinol e ácido retinoico são duas moléculas diferentes. Retinol é o nome químico para a vitamina A. Ácido retinóico é o ácido proveniente do retinol. O retinol se converte em ácido retinoico já na epiderme e é menos irritante, mais indicado para peles sensíveis ao ácido", explica Karla.

Mandélico e kógico

A principal ação do ácido mandélico é despigmentante e por isso é indicado no tratamento de manchas e do melasma, isolado ou associado a outros clareadores, como o ácido kógico.

Ácido ferúlico

Ele tem ação fotoprotetora, anti-idade, previne o envelhecimento precoce, clareia manchas e ainda possui efeito hidratante.

     
MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS