solucao-de-beleza joao-carlos-pereira 2016-02-29 cuidados-para-pele materia 6 ingredientes naturais para pele Destacamos extratos poderosos capazes de rejuvenescer, controlar a produção de óleo excessivo, turbinar a de colágeno... https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/6-ingredientes-naturais-para-pele/materia_bg_1.jpg


Pode acreditar: nem só de ativos sintéticos se faz a fonte da juventude. Alguns ingredientes naturais são realmente poderosos! "Eles têm propriedades antioxidantes, protegem a pele dos danos celulares e dos efeitos de envelhecimento – rugas, linhas, manchas – controlando os radicais livres presentes na corrente sanguínea. A maior vantagem é que eles realmente estimulam o processo de reparação do colágeno e da elastina, que estão presentes nas células da pele", fala João Carlos.


1 Retinol para ficar jovem
É um derivado da vitamina A, que atua como um ácido suave. "O retinol remove as células superficiais da pele, mais velhas. E também estimula a produção de colágeno", explica João Carlos. E existem mais razões para usar retinol: funciona no tratamento da acne com cravos e pode ser combinado com peelings. Em tempo: retinol e ácido retinoico são duas moléculas diferentes. Retinol é o nome químico para a vitamina A. Ácido retinoico é o ácido proveniente do retinol. O retinol é menos irritante, mais indicado para peles sensíveis ao ácido.

2 Açúcar para esfoliar
"O açúcar é uma opção mais natural e menos agressiva para esfoliar a pele da face. Ele limpa a pele e, assim, facilita a absorção de nutrientes importantes", conta o dermato. Em tempo: uma vez por semana é suficiente, ok? Mais que isso, agride demais a pele e gera efeito rebote, estimulando a produção (indesejada) de oleosidade.




3 Camélia para hidratar
O óleo de camélia é um poderoso hidratante para pele. "Ele forma uma barreira protetora que blinda a pele dos danos causados pelo sol", fala João Carlos. "Ele garante nutrição instantânea para a pele, produzindo imediatamente um efeito luminoso no local", explica o expert. Ideal também para as áreas expostas, como braços e pernas.

4 Ácido glicólico para clarear
"O ácido glicólico, derivado das frutas, age profundamente no tecido cutâneo estimulando a renovação celular. Tem ação hidratante e clareadora." Ideal para o tratamento do fotoenvelhecimento, da acne e das estrias. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20% ou utilizado no consultório para peelings químicos. E pode ser usado no verão.





5 Romã para controlar o brilho
"O extrato de romã é rico em antioxidantes naturais, como as vitaminas A e C. A romã reduz a produção exagerada de glândulas sebáceas, sendo ideal para peles oleosas." Ele é ainda fonte de taninos, que ajudam a controlar a oleosidade, de vitaminas e minerais que combatem a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

6 Blueberry para elasticidade
"O extrato de blueberry funciona como antioxidante e potente ativo inibidor da glicação (quando o consumo de açúcar acelera o envelhecimento)", explica João Carlos. O ativo atua revertendo os danos desse processo, aumentando a elasticidade da pele.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS