- Por Karina Hollo

Depilação: truques para remover os pelos

A gente gosta tanto de corpo lisinho que até exportamos técnicas de remoção dos pelos. Mas será que há depilação sem sofrimento? Sim!

A frequência da depilação depende do método que você usa. Para lâmina, praticamente a cada dois ou três dias. Para cera, o intervalo é maior. Mas a questão é que, do mesmo jeito que não suportamos exibir pelos longos nas pernas, axilas ou virilhas, não dá para falar que a depilação chegar a ser uma experiência prazerosa. A boa notícia é que alguns truques podem fazer você sofrer menos com ela – e ficar linda!

1 Adie o banho

O primeiro passo para uma depilação sem sofrimento e saudável para a pele é adiar o banho. “O banho morno não ajuda a dilatar os poros e a tornar a remoção dos pelos mais suave. Para isso, ele precisaria ser quente e, então, destruiria a camada de proteção natural da pele”, observa Suleima. Por isso, se o seu método é a cera, evite. Já se é adepta da lâmina, vale ir para o chuveiro, sim. “A água amolece os pelos e facilita seu corte.”

2 Esfolie na dose certa

A esfoliação renova a pele, elimina as células mortas e combate pelos encravados causados por poros obstruídos. “A frequência ideal é de uma a duas vezes por semana, nunca no dia da depilação. Melhor fazer isso dois ou três dias depois”, diz a dermato.

3 Antes da depilação

O melhor é não fazer nadinha. “Se você tem a pele muito sensível, aconselho aplicar hidratante. Mas ele pode prejudicar a eficiência da cera, apesar de proteger a pele. Por isso, aplique apenas em último caso”, fala Suleima.

4 E depois? 

Vale o mesmo de antes. “Elimine todos os resquícios de cera e apenas isso. Vale usar roupas mais largas também. Como a pele pode ter ganho microfissuras invisíveis a olho nu, melhor deixar o hidratante para pelo menos 12 horas depois, para evitar contaminação e possíveis dermatites.” Então, aplique, sim, um hidratante calmante ou com ureia.